Reportagem

Eleições autárquicas: os resultados em direto

por RTP

Os portugueses votaram este domingo para eleger os autarcas de 308 câmaras municipais e 3.092 freguesias. O PSD surge como grande derrotado da noite e o PS sai reforçado destas autárquicas. Fernando Medina venceu em Lisboa mas perdeu a maioria absoluta. Rui Moreira conquistou-a no Porto.

Mais atualizações


A RTP dá como terminado o acompanhamento ao minuto da noite eleitoral. Recuperamos o essencial desta noite:

- O PS sagra-se vencedor destas eleições autárquicas. O partido venceu em mais de metade das 308 câmaras, liderando ainda na maioria dos principais centros urbanos e aumentando em número de votos face a 2013. O PSD apresenta-se como grande derrotado.

- Pedro Passos Coelho assumiu a “pesada derrota” do PSD e abriu a porta à sua saída da liderança do partido. Passos diz que vai refletir e admite não se recandidatar à presidência social-democrata.

- A CDU perdeu dez câmaras municipais, entre as quais se encontram Almada e o Barreiro. No distrito de Beja, o PS recuperou aos comunistas os municípios de Beja, Barrancos, Castro Verde e Moura. Os socialistas conquistaram também ao PCP a câmara de Constância – liderada pelos comunistas há cerca de 30 anos.

- Fernando Medina (PS) conquistou a câmara de Lisboa mas sem maioria absoluta – obteve oito dos 17 mandatos. Assunção Cristas ficou em segundo lugar e mais do que duplicou o resultado que tinha sido obtido por Paulo Portas.

- Rui Moreira foi reeleito presidente da câmara do Porto e tem agora maioria absoluta. O candidato independente arrecadou 44,46 por cento e elegeu sete vereadores, mais um do que nas últimas eleições autárquicas.

- A abstenção ficou-se este domingo nos 45 por cento, uma redução face aos 47 por cento de 2013.

- Os resultados de todas as câmaras municipais, assembleias municipais e juntas de freguesia estão disponíveis no site da RTP. Confira os resultados na sua freguesia ou câmara municipal nesta página.


04h50: Fernando Medina vence em Lisboa mas sem maioria



O PS de Fernando Medina não conseguiu maioria absoluta em Lisboa. Os socialistas conquistaram oito dos 17 mandatos do executivo. O CDS-PP ficou em segundo lugar com quatro vereadores.

Resultados finais em Lisboa:
PS: 42,02% (8 vereadores)
CDS: 20,57% (4 vereadores)
PSD: 11,23% (2 vereadores)
CDU: 9,56% (2 vereadores)
BE: 7,13% (1 vereador)


04h09: PCP perde Barreiro para o PS

O PS conquistou a câmara municipal do Barreiro com 37,52 por cento dos votos. Os socialistas conquistaram quatro dos nove mandatos. Com 33,27 por cento, a CDU obtém quatro mandatos também. O PSD conquistou um mandato.



03h02: CDU reforçou maioria absoluta em Setúbal

A CDU, liderada por Maria das Dores Meira, reforçou no domingo a maioria absoluta no concelho de Setúbal, ao eleger sete dos 11 membros do executivo autárquico, enquanto o PS perdeu um dos eleitos.

02h44: Manuel Machado vence em Coimbra sem maioria absoluta

Manuel Machado foi reeleito presidente da câmara de Coimbra mas continua sem maioria absoluta. O candidato socialista obteve 35,46 por cento dos votos e cinco dos 11 mandatos.



02h40: Bernardino Soares reeleito em Loures



Bernardino Soares consegue ser reeleito presidente da câmara de Loures mas fica com o mesmo número de mandatos do que o PS. Bernardino Soares perde agora um vereador em relação a 2013.

Com André Ventura, o PSD passou de dois para três vereadores eleitos.

Resultados finais de Loures:
CDU: 32,76% (4 vereadores)
PS: 28,24% (4 vereadores)
PSD: 21,55% (3 vereadores)


02h09: PSD mantém Câmara de Ponta Delgada

O social-democrata José Manuel Bolieiro manteve hoje a presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Cinco partidos e duas coligações concorreram à Câmara de Ponta Delgada, que José Manuel Bolieiro governava desde 2012, quando assumiu a liderança do maior município dos Açores depois de a sua antecessora, Berta Cabral, ter deixado a autarquia para ser candidata à presidência do Governo Regional.



01h44: PSD mantém Braga

Ricardo Rio (PSD) foi reeleito presidente da câmara de Braga. Os sociais-democratas mantêm a liderança da autarquia minhota.



01h34: Rui Moreira conquista maioria absoluta no Porto

O candidato independente arrecadou 44,46 por cento e elegeu sete vereadores, mais um do que nas últimas eleições autárquicas.

A candidatura de Manuel Pizarro contou 28,55 por cento e elegeu quatro vereadores. Álvaro Almeida, do PSD, foi eleito vereador e conseguiu 10,39 por cento. Ilda Figueiredo foi eleita vereadora pela CDU, com 5,89 por cento.

O Bloco de Esquerda não teve votos suficientes para conseguir um vereador, contando apenas com 5,34 por cento dos votos.



01h32: Isaltino com maioria absoluta

É oficial. Isaltino Morais está de regresso à câmara de Oeiras com maioria absoluta. Confira os resultados nesta página.



01h28: PCP perde Almada para o PS

Com todas as freguesias apuradas, o PS conquista a câmara de Almada à CDU. Inês de Medeiros é eleita presidente da autarquia. No entanto, PS e CDU terão o mesmo número de vereadores.

PS: 31,25% (4 vereadores)
CDU: 30,93% (4 vereadores)
PSD: 14,13% (2 vereadores)
BE: 9,67% (1 vereadores)

01h19: PS mantém Vila Real

Rui Santos (PS) foi eleito presidente da câmara de Vila Real. O PS mantém a liderança na autarquia e aumenta o número de vereadores.



01h14: CDU mantém câmara de Évora

Carlos Pinto de Sá (CDU) foi eleito presidente da câmara municipal de Évora. A CDU mantém a maioria absoluta na autarquia.



01h01: Raul Castro reconquista Leiria e critica campanha "demasiado agressiva"

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, foi hoje reeleito pelo PS para um terceiro mandato e criticou a campanha "demasiado agressiva" levada a cabo pelo candidato do PSD/MPT, Fernando Costa.

"Era a vitória que esperava, até por uma razão acrescida: a campanha foi demasiado agressiva. Não houve debate de ideias, especialmente pela candidatura da oposição, que não soube fazer um debate sério. Não havia criatividade, não havia inovação. Portanto, quando é assim, tudo é difícil para quem está nesse papel", afirmou Raul Castro, depois de assumir a vitória na sede de campanha.

Confira os resultados completos nesta página.



00h44: PS tira Beja à CDU

PS tira a câmara de Beja à CDU e recupera a liderança da autarquia do Baixo Alentejo. Paulo Arsénio será o presidente da autarquia nos próximos quatro anos. Confira os resultados completos nesta página.



00h41: Fernando Medina reclama “grande vitória”

Fernando Medina começou o discurso por agradecer “a confiança” a Lisboa. “Obtivemos uma grande vitória”, afirmou. O PS reclama ter conquistado mais duas juntas de freguesia, tendo agora 19 das 24, segundo Medina, e maioria na Assembleia Municipal.

“Este resultado foi conseguido pela relação de confiança que o PS tem com a cidade há mais de uma década e que começou a ser construída pelo António Costa que resgatou a cidade da bancarrota”, defendeu Medina.

00h33: Independentes retiram Câmara de Peniche à CDU

O independente Henrique Bertino, presidente da Junta de Freguesia de Peniche, foi no domingo eleito presidente deste município, retirando aos comunistas uma liderança conquistada em 2005, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Henrique Bertino foi eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche num concelho onde o atual presidente da câmara, António José Correia, não pôr ser novamente candidato por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos permitido por lei.

A CDU passou de primeira para quarta força política no concelho.

00h21: Bloco tem "muito a aprender no trabalho autárquico"

Catarina Martins saudou todos os candidatos do Bloco de Esquerda às eleições autárquicas, mas assinalou sobretudo a eleição de Ricardo Robles para a vereação na câmara municipal de Lisboa.

"É a prova de que o Bloco de Esquerda pode eleger quem trabalha todos os dias em nome da sua cidade", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda, para acrescentar que o nome de Ricardo Robles é a garantia de que o partido terá "um vereador a tempo inteiro" na autarquia da capital.

"É também este o tempo de falarmos do que não correu bem", continuou, para elencar objetivos que ficaram por atingir: "O Bloco de Esquerda não ganhou nenhuma câmara municipal, não recuperámos Salvaterra de Magos nem ganhámos Torres Novas".



00h18: Álvaro Amaro (PSD) destaca vitória "histórica" na Guarda



O candidato do PSD, Álvaro Amaro, novamente presidente da autarquia, assumiu hoje a vitória na Câmara Municipal da Guarda e considerou esta uma reeleição "histórica".

"Nós andámos a pedir uma vitória muito, muito, muito forte. Eu queria agradecer ao povo da Guarda, porque nos deu uma vitória muito, muito, muito forte", disse Álvaro Amaro num discurso proferido à porta da sede de candidatura.

O autarca do PSD, reeleito para o segundo mandato, disse que o povo da Guarda "foi justo e foi fiel". Confira todos os resultados nesta página.

00h16: PS com 134 dos 249 presidentes de câmara eleitos às 00:00

O PS tinha 134 presidentes de câmara eleitos à meia-noite, quando estavam apuradas as lideranças de 249 executivos camarários, segundo os resultados oficiais das autárquicas de domingo.

À mesma hora, o PSD tinha 65 presidentes de câmara eleitos, as coligações PSD/CDS-PP tinham 10, a CDU (PCP-PEEV) 18 e o CDS-PP seis.

Havia ainda presidentes de câmara eleitos por grupos de cidadãos (13), pelo JPP (1), pelo Nós, Cidadãos! (1) e por uma coligação PSD/CDS-PP/PPM (1).

00h11: Basílio Horta reeleito em Sintra


No discurso de vitória em Sintra, o autarca reeleito renovou promessas: controlar a despesa corrente, aumentar o investimento e diminuir os impostos.


00h05: Cristas diz-se líder da oposição em Lisboa e a trabalhar para o ser no país

A presidente do CDS-PP e candidata à Câmara de Lisboa, Assunção Cristas, declarou-se esta noite líder da oposição na capital e disse estar a trabalhar para estender essa liderança ao país.

"Sinto que em Lisboa somos certamente os líderes da oposição e a nível nacional trabalharemos para também ser", afirmou Assunção Cristas em resposta aos jornalistas, de cima de um palco montado no largo Adelino Amaro da Costa, em frente à sede do partido, em Lisboa, numa segunda declaração nesta noite eleitoral autárquica.

A líder centrista defendeu que o crescimento do partido visa constitui-lo como alternativa "às esquerdas unidas", referindo-se ao entendimento do Governo PS com BE, PCP e PEV.


00h02: Luísa Salgueiro (PS) assume vitória em Matosinhos

A candidata do PS à Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, que hoje venceu as eleições mas ainda não sabe se com maioria absoluta, disse que é um "momento de particular alegria" por o concelho se reencontrar com o partido.

"É um momento de particular alegria por o concelho de Matosinhos se reencontrar com o PS, o PS nunca faltou a Matosinhos e Matosinhos nunca faltou ao PS", afirmou na sua sede de candidatura, numa altura em que as projeções lhe dão um intervalo de 34,8% e 39,8% de votos.

Luísa Salgueiro, a primeira mulher eleita à câmara, referiu que o país estava curioso para saber se os socialistas em Matosinhos se tinham conseguido juntar ou se iam continuar divididos, sublinhando que a sua eleição é a prova da união da família socialista.

23h43: Passos com um "dos piores resultados de sempre" admite não se recandidatar à liderança do PSD


Pedro Passos Coelho começou o discurso por reconhecer a “vitória expressiva” do Partido Socialista nestas autárquicas. “Terá hoje alcançado um dos seus melhores resultados seguramente”, admitiu o líder social-democrata.

O Presidente do PSD disse que não é ainda possível apresentar resultados finais mas admitiu que terá sido “um dos piores resultados de sempre do PSD”. Passos admitiu também que “há leituras nacionais” a fazer e assumiu a responsabilidade pelo resultado.

“Temos marcado para terça-feira o nosso conselho nacional onde será feita a avaliação de uma forma mais aprofundada destes resultados”, recordou, prometendo “ponderar devidamente os resultados que foram alcançados”.

Passos rejeitou no entanto demitir-se. “Mantenho aquilo que disse. Não seria um bom princípio que um presidente do PSD se demitisse em resultado de eleições que não são nacionais”, assinalou. No entanto, prometeu refletir sobre este resultado e o seu futuro.

“Será, no essencial, uma reflexão pessoal. Este resultado foi muito pesado para o PSD e eu não gosto de fugir às minhas responsabilidades”, afirmou. Questionado pelos jornalistas, Passos assumiu que põe a hipótese de não se recandidatar à liderança do PSD.


23h35: Bloco de Esquerda com voz em Lisboa

O partido de Catarina Martins passa a estar presente na Câmara de Lisboa, com a eleição de um vereador. Ricardo Robles diz que o BE vai apostar no que não foi feito nos últimos quatro anos, centrando-se nos transportes, habitação e equipamentos nas escolas e creches.


23h31: Costa vê "maior vitória da história" do PS

António Costa considera que o PS teve a “maior vitória da sua história”. O líder socialista garante que o processo mandato autárquico será o “da descentralização”, com a maior “reforma do Estado” e o “reforço das competências e dos meios das freguesias e dos municípios”.

“Este resultado eleitoral reforça o PS mas reforça sobretudo a mudança que se iniciou há dois anos e permitiu uma mudança de políticas e uma mudança de resultados”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade deste resultado prejudicar a atual solução governativa devido às câmaras perdidas pela CDU, Costa respondeu que foi o PSD que perdeu estas eleições e que não se devem procurar outros derrotados.


23h25: José Maria Costa (PS) eleito presidente em Viana do Castelo

O PS vai liderar a câmara de Viana do Castelo nos próximos quatro anos. José Maria Costa será o presidente da autarquia e terá maioria no executivo municipal.

Confira todos os resultados nesta página.



23h17: Almeida Henriques (PSD) reeleito em Viseu

O PSD voltou a vencer as eleições autárquicas em Viseu. Almeida Henriques continuará como presidente da autarquia.

Confira os resultados completos nesta página.



23h16: PS perde presidência de Ourém para candidato do PSD/CDS-PP

O PS perdeu a câmara de Ourém, Santarém, que passará a ser presidida por Luís Miguel Albuquerque, eleito por uma coligação PSD/CDS-PP.

A câmara era presidida pelo socialista Paulo Fonseca, que o PS voltou a candidatar este ano. No entanto, Paulo Fonseca estava envolvido num processo de insolvência e a candidatura foi chumbada pelos tribunais.

A número dois da lista acabou por liderar a candidatura do PS em Ourém nas eleições de hoje.

23h14: Jerónimo reconhece perda de câmaras: uma perda para as populações”

O secretário-geral admite que a CDU perdeu câmaras municipais nestas autárquicas. “Uma perda para as populações”, classifica Jerónimo.

O líder comunista promete que a CDU “não desertará” da vida local para voltar pouco antes das próximas eleições. “Daqui a quatro anos estarão de novo a reconhecer que a CDU precisará de estar de regresso à gestão das autarquias”, acredita.


23h07: BE não recupera Salvaterra de Magos

O Bloco de Esquerda falhou hoje a reconquista da câmara de Salvaterra de Magos, Santarém, que continuará a ser presidida pelo PS, segundo dados do Ministério da Administração Interna.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos foi a única que o BE já liderou, mas em 2013, nas anteriores autárquicas, passou para o PS – que agora voltou a vencer.

O BE candidatou este ano a Salvaterra de Magos Ana Cristina Ribeiro, que foi presidente desta câmara pelo partido e que em 2013 não pode apresentar-se às eleições por acumulação de mandatos.

Confira os resultados de Salvaterra de Magos nesta página.

23h00: Teresa Leal Coelho chega à sede do PSD pelas 22h35

A vice-presidente do PSD e candidata derrotada à Câmara Municipal de Lisboa, Teresa Leal Coelho, chegou hoje à sede do PSD pelas 22h35, depois de ter assumido que os resultados são "responsabilidade da equipa".

Teresa Leal Coelho chegou acompanhada do candidato à Assembleia Municipal de Lisboa, José Eduardo Martins, e disse apenas "boa noite" à comunicação social.

A deputada e vice-presidente do PSD junta-se assim à comissão permanente do partido - núcleo duro da direção - que está reunida na sede nacional para analisar os resultados eleitorais.

22h55: PS ganha Vila Nova de Gaia com maioria absoluta

A lista socialista ganhou a câmara municipal de Vila Nova de Gaia com maioria absoluta. No discurso de vitória, Eduardo Vítor Rodrigues disse ter “orgulho nesta vitória”. “Não somos uma máscara eleitoral, nós somos genuínos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues.


22h54: João Ferreira diz que CDU vai "pesar na luta pelo direito à cidade"

O candidato da CDU à presidência da Câmara de Lisboa, João Ferreira, considerou hoje que o "cenário muito provável de reforço" da coligação PCP-PEV vai "pesar na luta pelo direito à cidade".

"De acordo com as projeções conhecidas e com os primeiros resultados também conhecidos, estamos perante a possibilidade de um cenário muito provável de reforço da CDU em Lisboa", declarou João Ferreira, adiantando que o eventual reforço da coligação que junta comunistas, ecologistas e independentes na capital portuguesa acontece "num quadro político consideravelmente mais difícil do que há quatro anos".

No centro de trabalho comunista Vitória, em Lisboa, onde decorre a noite eleitoral da CDU, o candidato à Câmara da capital afirmou que o possível reforço da CDU vai "pesar na luta pelo direito à cidade", nomeadamente em áreas como a habitação, mobilidade, transportes públicos de qualidade, mais e melhores serviços públicos municipais, um melhor serviço prestado à população e outras políticas no domínio da juventude, apoio aos mais idosos, cultura e desporto.



22h48: Mendes prevê "inferno" no PSD caso Passos fique

O comentador político Luís Marques Mendes, antigo presidente do PSD, afirmou hoje que não ficaria surpreendido se Pedro Passos Coelho comunicasse a sua saída da liderança dos sociais-democratas, face aos resultados das eleições autárquicas.

Em declarações na SIC-Notícias, Marques Mendes qualificou o resultado do PSD nestas eleições como "uma hecatombe, um terremoto", e considerou que, se Passos Coelho quiser continuar à frente do partido, "a vida dele vai ser um inferno completo" e "vai ter dificuldade, numas diretas, de se manter na liderança".

"Não me surpreenderia muito que Passos Coelho tomasse a decisão, hoje ou terça-feira, quando tem um Conselho Nacional, de dizer que sai, de dizer que abandona, de dizer que sai de jogo e que dá o lugar a outro, por outras palavras, que não se candidata novamente à liderança do partido", afirmou.

Marques Mendes referiu que, por princípio, considera que eleições locais não devem ter consequências nas lideranças partidárias, mas argumentou que, "neste caso em concreto, conjugam-se situações que todas vão dar a Passos Coelho".


22h41: Pizarro "travou batalha em condições terríveis"


Manuel Pizarro aplaudiu a "adesão às urnas", apesar de ter perdido no Porto para Rui Moreira, a quem saudou. O candidato socialista referiu que "no PS nós não tentamos reescrever a história e contá-la de outra forma".

Pizarro afirmou ainda que o seu partido "travou esta batalha eleitoral em condições terríveis."

"Não esquecemos o que aconteceu no dia 6 de maio, quando alguém, que não fomos nós, rompeu um acordo que estava estabelecido", garantiu, num recado a Rui Moreira.


22h38: Álvaro Almeida denuncia "desvio de votos" para Moreira

O candidato da coligação Porto Autêntico à Câmara do Porto, Álvaro Almeida, assumiu hoje não ter tido "os resultados que pretendia", justificando que "houve um desvio de votos" para a candidatura de Rui Moreira para que PS não ganhasse.

"Claramente houve um desvio de votos do eleitorado tradicional do PSD para a candidatura de Rui Moreira, em parte motivada pela preocupação do voto útil, para que o PS não ganhasse as eleições e o PSD foi penalizado por esse efeito", afirmou Álvaro Almeida sobre aquele que foi o pior resultado de sempre do partido na cidade do Porto.

O candidato independente, que liderou a coligação PSD/PPM, admitiu que o Porto Autêntico "não teve os resultados que pretendia".

"Sabíamos que ia ser difícil, fizemos o que pudemos, trabalhámos sempre durante estes meses para vencer, não conseguimos. E, por isso, temos de aceitar, são os resultados das eleições, o povo decidiu e está bem decidido, certamente", disse.

22h32: Câmaras Municipais até ao momento

Até ao momento, o PS lidera em número de câmaras municipais conquistadas, seguido do PSD.

PS: 81 câmaras municipais
PSD: 48 câmaras municipais
CDU: 11 câmaras municipais
Independentes: 4 câmaras municipais
CDS: 2 câmaras municipais

22h29: Luís Correia mantém liderança do PS em Castelo Branco




O PS manteve hoje a liderança na Câmara de Castelo Branco, com a reeleição de Luís Correia, de acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

O PS é poder na sede de distrito há 20 anos, mantendo agora a maioria absoluta. O município perdeu quatro mandatos, devido à diminuição do número de recenseados, pelo que o PS, que em 2013 conquistou sete lugares no executivo, vai passar a ter quatro.

O PSD passa de dois para um mandato. Consulte todos os resultados nesta página.

22h12: Teresa Leal Coelho assume responsabilidade

A candidata do PSD nota que os eleitores fizeram “outras escolhas” e considera que este resultado é da “exclusiva responsabilidade” da campanha. Teresa Leal Coelho não respondeu a perguntas.



22h02: CDS-PP conquista câmara de Oliveira do Bairro ao PSD

O CDS-PP conquistou hoje a presidência da câmara de Oliveira do Bairro, Aveiro, que era liderada pelo PSD.

Duarte Novo, que encabeça a lista do CDS-PP que venceu as eleições autárquicas de hoje, sucede a Mário João Oliveira, do PSD, na liderança da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Esta é a primeira câmara que o CDS-PP conquistou nas eleições de hoje.

21h55: Moreira ataca PS e PSD no discurso de vitória

O vencedor da corrida à câmara do Porto começou por agradecer o apoio do CDS-PP, sublinhando que este foi um apoio “sem condição”. Rui Moreira saudou os adversários mas deixou uma palavra especial para o PS e para o PSD.

Moreira deixou um “abraço ao meu amigo Manuel Pizarro” mas acusou-o de ter tentado “condicionar” o movimento independente. Acusou-o ainda de ter tentado “nacionalizar” a corrida ao Porto.

Rui Moreira disse ainda que os grandes derrotados destas eleições são Rui Rio, António Tavares e Paulo Rangel. “Não digo isto por não nos terem apoiado. Mas por terem utilizado a cidade do Porto como território para disputas de índole nacional”, afirmou.

“As eleições autárquicas no Porto não são as primárias secretas do PSD”, afirmou. Moreira acusou-os de terem “abandonado” Álvaro Almeida.



21h54: Assunção Cristas: "Esta é uma noite histórica para o CDS"

Entre muitos aplausos, a líder do CDS-PP agradeceu a confiança dos eleitores e prometeu não desiludir quem escolheu o partido. "Muitos, sei, votaram no CDS pela primeira vez, Sejam bem vindos", referiu a líder partidária, que também foi candidata à Câmara de Lisboa, obtendo o melhor resultado de sempre. "Esta é uma noite histórica para o nosso partido", salientou.

Assunção Cristas saudou ainda o trabalho de todos os candidatos e da estrutura do CDS, considerando que o objetivo de aumentar a expressão autárquica do partido foi cumprido. "As nossas cinco câmaras estão garantidas e vão ser ainda reforçadas. Os objetivos foram superados", frisou.

Assunção Cristas felicitou ainda Rui Moreira pelo resultado. O candidato à Câmara do Porto é apontado como vencedor na Invicta e foi apoiado pelo CDS depois de ter descartado o apoio dos socialistas.


21h47: PS reivindica vitória em Pedrógão Grande e pelo menos mais três bastiões do PSD

A secretária nacional do PS com o pelouro das autarquias, Maria da Luz Rosinha, reivindicou hoje vitórias em bastiões 'laranja' como Pedrógão Grande e Ansião (distrito de Leiria), São João da Madeira (Aveiro) e Bombarral (Leiria).

Numa declaração sem direito a perguntas, a socialista e antiga autarca de Vila Franca de Xira valorizou os "magníficos resultados" para o PS que, pelas 21h30 se conheciam, e sublinhou que estes não se limitam a vitórias em Lisboa ou Sintra.

"Já temos confirmada a vitória em concelhos tradicionalmente social-democratas", declarou, enumerando depois quatro municípios: Pedrógão Grande, Ansião, São João da Madeira e Bombarral.

21h33: Ferreira Leite vê Passos sem condições para continuar à frente do PSD

A ex-presidente do PSD Manuela Ferreira Leite disse hoje que Pedro Passos Coelho não tem condições, neste momento, para continuar à frente do Partido Social Democrata (PSD).

Quando questionada, na TVI, se Pedro Passos Coelho tem condições para liderar o partido, a social-democrata Manuela Ferreira Leite respondeu: "não, não tem".

"A candidata por Lisboa apareceu tardiamente, porque as estruturas que tinham de fazer a escolha não se entenderam e, ao aparecer tardiamente e como foi escolha do presidente do partido, é evidente que o presidente do partido também foi a eleição", disse a antiga ministra das Finanças.

Manuela Ferreira Leite adiantou que "muitas pessoas não queriam votar no Pedro Passos Coelho e não votaram, por isso, no PSD".

"Pedro Passos Coelho passou por uma fase difícil no Governo. (...) Não é fácil ser primeiro-ministro numa situação de resgate. Paulo Portas desapareceu inteligentemente, nunca mais ninguém o viu. A oposição feita ao PS apareceu simplesmente com a cara do Pedro Passos Coelho", afirmou.

A ex-presidente do PSD mostrou-se ainda "atónita e chocada com os resultados demasiadamente maus" em Lisboa.


21h26: Mais cinco presidentes de câmara eleitos

Confira os resultados em todas as freguesias e concelhos do país no site da RTP.

Melgaço: Manoel Pombal (PS) eleito presidente
PS: 59,9%
PSD: 31,7%
CDU: 3,0%

Monforte: Gonçalo Lagem (CDU) eleito presidente

CDU: 61,5%
PS: 26,7%
PSD: 7,2%
CDS-PP: 1,3%

Alvito: António Valério (CDU) eleito presidente

CDU: 51,5%
PS: 31,6%
PSD: 8,6%
CDS-PP: 1,5%

Vila de Rei: Ricardo Aires (PSD) eleito presidente
PSD: 59,7%
PS: 27,9%
CDS-PP: 3,3%
CDU: 3,0%

Avis: Nuno Silva (CDU) eleito presidente
CDU: 61,4%
PS: 27,9%
PSD: 6%


21h25: Carlos Carreiras afirma que "o país não é só Lisboa e Porto"

Carlos Carreiras, vice-presidente e coordenador autárquico do PSD, refere que "não é expectável que tenhamos cumprido o objetivo a que nos tínhamos proposto". O responsável refere no entanto que nesta altura "ainda é cedo para termos uma noção exata" do resultado final.

Sobre a previsível derrota dos candidatos do PSD a Lisboa e Porto, Carlos Carreiras refere que o país "não é só Lisboa e Porto, há mais 306 municípios".

Carlos Carreiras não quis comentar as palavras de Manuela Ferreira Leite, que afirmou já esta noite que Pedro Passos Coelho não tem condições para se manter à frente do PSD após este resultado eleitoral.

O coordenador autárquico não considera que a posição do líder do PSD esteja em risco e assume-se como principal responsável pelos resultados do partido.

21h15: Álvaro Almeida (PSD/PPM) ao Porto congratula Moreira


A candidatura de Álvaro Almeida (PSD/PPM) ao Porto congratulou já Rui Moreira pelo resultado nas eleições desta noite, tendo o mandatário António Tavares assinalado que "uma parte do eleitorado" não acreditou na proposta do partido.

"O dr. Álvaro Almeida já endereçou os parabéns a Rui Moreira, que as sondagens indicam que será o futuro presidente da Câmara Municipal do Porto", afirmou pouco depois das 20:30 o mandatário da candidatura, acompanhado pelo diretor de campanha Pedro Sampaio.

Numa altura em que as projeções apontam para um intervalo entre os 8% e os 11% dos votos para o movimento "Porto Autêntico", o mais baixo de sempre do partido na cidade, o mandatário afirmou que "o PSD compreendeu também, neste momento, aquilo que parecem ser os resultados e a atitude do seu próprio eleitorado".


21h11: "Só perde quem desiste", cita Narciso Miranda


Narciso Miranda reagiu às projeções que o dão em terceiro na autarquia de Matosinhos, citando Mário Soares e Salgado Zenha: "só perde quem desiste" referiu aos jornalistas.

Luísa Salgueiro, do PS, terá ganho em Matosinhos 34,8% a 39,8% dos votos.

O independente António Parada reuniu entre 16,9% e 20,9% dos votos, deixando Narciso Miranda, antigo presidente da autarquia, em terceiro, com uma votação entre os 14,5% e os 18,5%.


21h02: Presidentes eleitos em Mora, Sardoal, Paredes de Coura e Porto Moniz


Mora: Luís Matos (CDU) conquista câmara
CDU: 64%
PS: 22%
PSD: 8%

Paredes de Coura: Vítor Pereira (PS) eleito presidente
PS: 77%
PSD: 14%
CDU: 5%

Porto Moniz: Emanuel Câmara (PS) eleito presidente
PS: 65,3%
PSD: 21,4%
Gabriel Farinha: 11%
CDU: 0,3%
PTP: 0,3%

Sardoal: António Borges (PSD) eleito presidente
PSD: 56%
PS: 36%
CDU: 3%

20h46: Manuel Machado feliz com aumento da participação.

Manuel Machado anota que ainda não são conhecidos os resultados finais. O candidato do PS a Coimbra diz que está feliz pelo aumento da participação nas eleições, não comentando o facto de a projeção da RTP o apontar como próximo presidente da autarquia mas sem maioria absoluta.

“Sou democrata, estou habituado a governar a cidade nas mais diversas circunstâncias com um objetivo central: valorizar Coimbra. É isso que faremos”, afirmou.

20h42: Paulo Vistas "surpreendido" com resultado


O candidato a Oeiras deixou uma palavra de agradecimento a toda a equipa e admitiu que recebeu com surpresa com o resultado apresentado nas primeiras projeções.

"O nosso resultado fica aquém das expetativas mas em democracia é assim", referiu o candidato que ficou atrás de Isaltino Morais. "Temos de respeitar a decisão do povo de Oeiras. Estamos cá para defender este projeto político que é independente", completou.

Em resposta à RTP, Paulo Vistas não responde se aceitaria um convite de Isaltino Morais para entrar na composição do executivo camarário, mas refere que é "um assunto que ainda vou refletir em conjunto com a minha equipa". A projeção da RTP indica que Isaltino Morais venceu as eleições em Oeiras.


20h37: Candidatura de Moreira saúda descida da abstenção e aguarda "resultados reais"


A candidatura do independente Rui Moreira à Câmara do Porto congratulou-se hoje com a diminuição da abstenção notando que esse é, para já, "o grande motivo de satisfação", porque ainda não existem "resultados reais".

Em declarações aos jornalistas na sede de campanha, na Avenida dos Aliados, o diretor de campanha de Rui Moreira alertou que as indicações de vitória do independente "são projeções", pelo que "têm de ser lidas com todo o cuidado".

O diretor de campanha, Nuno Santos, acrescentou que Rui Moreira fará "uma declaração política" por volta "das 21:00, quando houver resultados definitivos e consistentes". A projeção da Universidade Católica para a RTP dá 43 a 48 por cento a Rui Moreira, podendo eleger a 6 a 8 vereadores. 

20h33: PS felicita candidatos de Porto e Lisboa


Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do Partido Socialista, deixou uma palavra de reconhecimento pela "grande vitória em Lisboa".  A confirmar-se o resultado das projeções, este será "o melhor resultado de sempre numa primeira candidatura do PS", refere.

Ana Catarina Mendes felicitou Medina pelo resultado que consta nas projeções e considerou que houve "uma notável recuperação do PS em relação às últimas eleições autárquicas e legislativas". A projeção da RTP dá entre 43 a 47 por cento ao PS em Lisboa.

Em relação ao Porto, a secretária-geral adjunta reconhece que o candidato socialista teve "um contexto particularmente difícil", mas que a confirmação destesresultados dá a Manuel Pizarro "uma notável recuperação".  A projeção da RTP dá 18 a 21 por cento ao PS no Porto.


20h31: Candidatura de Isaltino "aguarda com serenidade" evolução de resultados

O diretor de campanha da candidatura do independente Isaltino Morais à Câmara de Oeiras disse hoje estarem a "aguardar com serenidade" a evolução dos resultados eleitorais que, segundo as projeções, dão uma vitória com maioria absoluta ao antigo autarca.

Francisco Rocha Gonçalves congratulou-se, por outro lado, com a baixa da taxa de abstenção no concelho.

Poucos eram os apoiantes de Isaltino na sala do Centro de Congressos do Lagoas Park, em Porto Salvo, às 20:00, mas de imediato aplaudiram e festejaram a perspetiva de vitória do ex-autarca quando foram conhecidas as primeiras projeções televisivas.



20h25 PSD admite "tristeza" em Lisboa

José Eduardo Martins, candidato à Assembleia Municipal de Lisboa, admite que o resultado sugerido pela projeção é "muito negativo". O PSD refere que os candidatos do partido a Lisboa vão assumir responsabilidade, caso estes resultados se confirmem.

"A nossa primeira reação é uma reação de tristeza", admitiu José Eduardo Martins.


20h20: PS vence em Vila Velha de Ródão


O candidato Luís Pereira do PS venceu em Vila Velha de Ródão com 70,3 por cento. É o primeiro Presidente de câmara oficialmente eleito. Confirma todos os resultados em www.rtp.pt/autarquicas2017


20h15: "Consolidação" da CDU em Lisboa

Na primeira reação à projeção de Lisboa, a CDU congratulou-se com o resultado obtido, referindo que há "um claro sinal de consolidação" da CDU em Lisboa.
O responsável da coligação referiu ainda que os números conhecidos apontam para a reeleição dos vereadores que estão neste momento na câmara.

A CDU frisa que o resultado deixa transparecer "consolidação, reforço e avanço" da coligação na capital.

20h10: "Resultado histórico" do PS Lisboa

Em reação às primeiras projeções de Lisboa, Duarte Cordeiro do Partido Socialista referiu que o resultado obtido por Medina "permite transmitir a todos os lisboetas uma enorme confiança no futuro".

"Estamos absolutamente confiantes na maioria absoluta", referiu.

Duarte Cordeiro refere ainda que os resultados previstos "são muito claros no que diz respeito à confiança que os lisboetas depositam no Partido Socialista".

O socialista frisou que o PS consegue eleger o presidente da Câmara de Lisboa "pela quarta vez consecutiva". As primeiras projeções deixam indicações de uma noite eleitoral "muito positiva com resultados históricos para o PS na cidade de Lisboa", completou Duarte Cordeiro.


20h07: CDS-PP vê “momento histórico” em Lisboa

Numa primeira reação, o CDS-PP considera que as projeções lhes atribuem “um grande sinal de otimismo”. Telmo Correia explica que a grande aposta foi Lisboa e que “estas projeções nos dizem que caminhamos hoje para um momento histórico”.



20h00: Fecham as urnas nos Açores. Eis as projeções da RTP.

As projeções da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 preveem os seguintes resultados em Lisboa, Porto, Coimbra e Oeiras.

Lisboa: Fernando Medina reeleito presidente com possível maioria absoluta



PS: 43 a 47 por cento (8 a 10 vereadores)
CDS-PP: 18 a 21 por cento (3 a 4 vereadores)
PSD: 9 a 11 por cento (2 vereadores)
CDU: 9 a 11 por cento (2 vereadores)
BE: 7 a 9 por cento (1 a 2 vereadores)
Total de vereadores: 17

Porto: Rui Moreira reeleito Presidente com possível maioria



Rui Moreira: 43 a 48 por cento (6 a 8 vereadores)
PS: 28 a 31 por cento (4 a 5 vereadores)
PSD: 8 a 10 por cento (1 vereador)
CDU: 6 a 8 por cento (0 a 1 vereador)
BE: 5 a 7 por cento (0 a 1 vereador)
Total de vereadores: 13

Coimbra: Manuel Machado reeleito presidente sem maioria



PS: 32 a 36 por cento (4 a 5 vereadores)
Mais Coimbra (PSD): 26 a 29 por cento (2 a 3 vereadores)
Somos Coimbra: 16 a 19 por cento (2 vereadores)
Cidadãos por Coimbra: 8 a 10 por cento (1 vereador)
CDU: 7 a 9 por cento (1 vereador)
Total de vereadores: 11

Oeiras: Isaltino Morais eleito presidente com possível maioria



Isaltino Morais: 42 a 46 por cento (5 a 6 vereadores)
Paulo Vistas: 13 a 15 por cento (2 vereadores)
PS: 12 a 14 por cento (1 a 2 vereadores)
CDU: 8 a 10 por cento (1 vereador)
PSD: 8 a 10 por cento (1 vereador)
Total de vereadores: 11


19h32: A evolução da abstenção


A Universidade Católica prevê que a abstenção nestas autárquicas fique entre os 42 e os 47 por cento. A estimativa indica que haverá uma redução da abstenção face ao recorde alcançado nas últimas autárquicas. Confira a evolução da abstenção desde 1976.


19h15: PSD reage aos números da abstenção

O PSD considera que as previsões indicam que os números da abstenção poderão ser positivos. Na reação, os sociais-democratas saudaram ainda o “civismo” em que decorreu a campanha eleitoral e a própria votação deste domingo.

19h12: PCP reage aos números da abstenção

Numa primeira reação à projeção dos números da abstenção, o dirigente comunista Carlos Gonçalves defendeu que o partido deu um contributo importante para esta expetável redução, como é indiciado pela previsão da Universidade Católica para a RTP. 

19h10: BE reage aos números da abstenção

Numa primeira reação aos números da abstenção, o Bloco de Esquerda recordou que as autárquicas são um ato essencial da democracia local e considera que a expetável redução da abstenção é positiva.

“É indicador que estamos com um tempo novo, um tempo de maior participação na democracia. Do ponto de vista do BE, esta tendência é bastante importante e positiva”, defende o BE.

19h08: CDS-PP reage à abstenção

O dirigente do CDS-PP Diogo Feio defendeu que, a confirmar-se a descida da abstenção, esse é um dado positivo, mas ressalvou a necessidade de prudência na análise até haver números definitivos.

"Se se confirmar que a abstenção vai estar abaixo é, com certeza, um dado positivo, que nós queremos aqui sublinhar", declarou Diogo Feio na sede do partido em Lisboa, sublinhando que "a prudência" não lhe permite um comentário mais aprofundado aos primeiros dados revelados pelas televisões.


19h07: PS reage aos números da abstenção


Numa primeira reação, Porfírio Silva diz que o PS tem a expetativa que, pela primeira vez em muitos anos, haja uma redução da abstenção.

"Não sabemos ainda em concreto o resultado da abstenção, mas temos a expectativa que possa acontecer pela primeira vez em muitos anos uma quebra", revelou Porfírio Silva, do Secretariado Nacional do PS, numa declaração aos jornalistas na sede do partido, no largo do Rato, em Lisboa.

19h00: Universidade Católica prevê abstenção entre 42 e 47%

A Universidade Católica prevê que a abstenção nestas eleições autárquicas oscile entre os 42 e os 47 por cento.

As urnas abriram às 8h00 e encerraram às 19h00 no continente e na Madeira. Quando forem 20h00 em Lisboa, as urnas fecharão também nos Açores. Foram chamados a votar cerca de 9,4 milhões de eleitores para escolher os autarcas de 308 câmaras municipais e de 3.092 freguesias.

Segundo o Ministério da Administração Interna, 44,39 por cento dos eleitores votaram até às 16h00 – um número superior aos 43,43 por cento registados à mesma hora nas autárquicas de 2013.




19h00: Fecham as urnas em Portugal continental e na Madeira. Falta uma hora para as urnas fecharem nos Açores.



18h57: Fernando Medina chega à sede de campanha

O candidato do PS a Lisboa afirma aos jornalistas que fica satisfeito com a previsível redução da abstenção. “Gostava que fosse maior essa redução”, afirma Medina. Fernando Medina diz que só voltará a falar depois dos resultados, recusando mais comentários.

18h48: Projeções às 20h00

Os primeiros resultados das eleições autárquicas serão revelados a partir das 20h00 (hora de Lisboa). Esta é a hora em que passa a ser admissível a divulgação de sondagens e a partir da qual a Administração Eleitoral começará a divulgar os resultados no site oficial, esclareceu o Ministério da Administração Interna em comunicado enviado às redações.

18h32: Carlos César saúda melhoria da afluência nas autárquicas

Ouvido pela RTP na sede do PS, o Presidente do PS afirmou considerou que a afluência às urnas é uma prova da confiança que os eleitores depositam nos candidatos autárquicos.

Segundo o Ministério da Administração Interna, 44,39 por cento dos eleitores votaram até às 16h00 – um número superior aos 43,43 por cento registados à mesma hora nas autárquicas de 2013.


18h21: Pedro Passos Coelho deve chegar à sede do PSD às 19h30

O líder do Partido Social Democrata deverá chegar à sede do partido por volta das 19h30, apurou a RTP. Pedro Passos Coelho votou durante a manhã em Massamá.

Quando votou, Pedro Passos Coelho manifestou o desejo de que a afluência às urnas seja hoje "melhor do que o normal" nas eleições autárquicas, sufrágios onde a abstenção, lembrou, costuma ser mais elevada.

"Espero que seja melhor que o normal, porque, normalmente, já de há uns anos para cá, como sabem, as eleições autárquicas registam um nível de abstenção um pouco mais elevado e espero que isso possa não acontecer desta vez", sublinhou o líder do PSD.


18h19: CNE regista 1400 incidentes

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, indicou à Antena 1 que o processo eleitoral está a decorrer com normalidade em todo o país, apesar de já terem chegado à Comissão Nacional de Eleições 1400 queixas pedidos de esclarecimento.

Segundo o Ministério da Administração Interna, 44,39 por cento dos eleitores votaram até às 16h00 – um número superior aos 43,43 por cento registados à mesma hora nas autárquicas de 2013.



18h10: Comissão Permanente do PS acompanha resultados

A Comissão Permanente do PS, o órgão restrito de direção dos socialistas, reúne-se na sede nacional do partido, em Lisboa, para acompanhar os resultados das eleições autárquicas, disse fonte oficial do PS à agência Lusa.

Liderada pelo secretário-geral do PS e coordenada por Ana Catarina Mendes, a Comissão Permanente foi criada no início de 2016, após a formação do Governo socialista, em dezembro de 2015.

António Costa votou esta manhã, em Fontanelas, concelho de Sintra, e fez um apelo à participação no ato eleitoral, considerando que as eleições autárquicas são "a maior festa da democracia" porque permitem escolher o poder mais próximo das comunidades.



18h00: Eleições autárquicas, os resultados em direto

A RTP dá agora início à emissão especial de cobertura das eleições autárquicas, em direto na RTP3 e no site da RTP. As projeções da Universidade Católica para as autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra e Oeiras serão reveladas ao início da noite.

A partir dessa hora serão também revelados os resultados resultantes do escrutínio de votos. Os resultados de todas as freguesias e concelhos de Portugal serão atualizados em tempo real nesta página.

Os números do Ministério da Admnistração Interna indicam que, até às 16h00, 44,39 por cento dos eleitores votaram - número superior aos registados à mesma hora nas últimas autárquicas (43,43 por cento) mas inferior à das autárquicas de 2009 (45,03 por cento) e 2005 (48 por cento).

Este domingo, os eleitores portugueses são convidados a eleger os membros da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia. Ao todo são eleitos os membros de 308 concelhos e 3092 freguesias.

A maioria dos líderes partidários votaram durante a manhã deste domingo. O filme dos acontecimentos desta manhã pode ser (re)vista no seguinte artigo.