Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Costa convida Marcelo para última reunião do Conselho de Ministros socialista

por Carlos Santos Neves - RTP
A última reunião do Conselho de Ministros do XXIII Governo Constitucional terá lugar nas antigas instalações da CGD Paulo Domingos Lourenço - RTP

O primeiro-ministro cessante convidou o presidente da República para "presidir à última reunião do Conselho de Ministros do XXIII Governo Constitucional", a 25 de março, revela o gabinete de António Costa. O ainda chefe do Executivo socialista felicitou Luís Montenegro pela indigitação como primeiro-ministro, prometendo a "melhor colaboração" na transição de pastas.

"O primeiro-ministro, António Costa, convidou o senhor presidente da República para presidir à última reunião do Conselho de Ministros do XXIII Governo Constitucional, que ocorrerá, extraordinariamente, no próximo dia 25 de março e será a primeira a realizar-se no novo Edifício do Governo, nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos", lê-se na nota enviada por São Bento às redações.

O chefe do Governo cessante referiu-se já em Bruxelas, durante a manhã, a este convite endereçado a Belém.

Costa recorreu ao X, nas últimas horas, para dar conta do contacto que manteve com Luís Montenegro, na sequência da indigitação do número um da Aliança Democrática como primeiro-ministro.

"Congratulei o Dr. Luís Montenegro pela sua indigitação, com votos do maior sucesso na governação, para bem de Portugal e dos portugueses", escreveu António Costa na rede social.


O Governo cessante
, acrescentou, "naturalmente assegurará a melhor colaboração na transição de pastas e na instalação do XXIV Governo Constitucional".

Montenegro indigitado ao início da madrugada
Marcelo Rebelo de Sousa indigitou Luís Montenegro como primeiro-ministro, durante uma audiência com o líder do PSD, já depois das 0h00 desta quinta-feira.

"Tendo o presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o secretário-geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da oposição, o presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como primeiro-ministro", indicou uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, pelas 0h20.

Montenegro adiantou, por sua vez, que vai apresentar ao chefe de Estado a composição do futuro governo no dia 28 de março. A tomada de posse está agendada para 2 de abril.

c/ Lusa

Tópicos
PUB