Caso das gémeas. Aprovada proposta do Chega para ouvir António Costa

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

PSD, IL e CDS-PP aprovaram esta sexta-feira um requerimento do Chega tendo em vista a audição do ex-primeiro-ministro António Costa em sede de comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma em Santa Maria.

O requerimento foi aprovado com os votos a favor dos deputados de Chega, PSD, IL e CDS-PP, a abstenção de BE e PCP e os votos contra de PS, Livre e PAN.Ao abrigo do regime jurídico dos inquéritos parlamentares, antigos primeiros-ministros podem optar por "depor por escrito, se o preferirem".

Caso António Costa opte pelo depoimento escrito, terá de enviar à "comissão, no prazo de dez dias a contar da data da notificação dos factos sobre que deve recair o depoimento, declaração, sob compromisso de honra, relatando o que sabem sobre os factos indicados".

O socialista João Paulo Correia considerou o pedido de audição como uma tentativa de André Ventura "atirar lama" para António Costa. Ventura respondeu que, se a mãe das gémeas disse que teve autorização de todos os titulares políticos, então é preciso ouvir todos.

O caso foi revelado em 2023 pela TVI. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou, no início de dezembro passado, que o filho, Nuno Rebelo de Sousa, o contactou por e-mail, em 2019, a propósito das gémeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinhal.

O presidente da República acrescentaria então ter dado ao caso “o despacho mais neutral”, remetendo o dossier para o Governo.

Tópicos
PUB