Cabeças de lista do Porto atacam subconcessão dos transportes públicos

por Frederico Moreno

Foto: Miguel A. Lopes, Lusa

Os processos de subconcessão da Metro do Porto e dos STCP foram o grande tema em destaque no primeiro debate distrital promovido pela Antena 1.

Aguiar-Branco, o candidato da coligação entre PSD e CDS ao círculo do Porto, e atualmente ministro da Defesa, defendeu o legado deixado pelo atual Governo, nomadamente a forte diminuição da taxa de desemprego ao longo dos últimos cinco anos. Em resposta, José Soeiro fala de "manipulação das estatísticas" e a diminuição do número de postos de trabalho no distrito a que concorre.

No mesmo sentido, Alexandre Quintanilha, cabeça-de-lista do PS fala dos "jovens que se foram embora" por ausência de oportunidades.

Já a CDU refere que apenas um por cento da população portuguesa melhorou a sua situação, sobretudo os mais ricos, que segundo Jorge Machado, viram a sua riqueza "concentrada e aumentada".

Sobre a subconcessão doa transportes, tema local que marca a atualidade, os candidatos do Porto da oposição uniram-se nas críticas ao Governo e disseram "não compreender" o avanço com o ajuste direto. Aguiar-Branco garantiu que se trata de um processo "legal e transparente", já analisada pelo Tribunal de Contas.
PUB