O ministro da Presidência pronunciou-se esta quarta-feira sobre o protesto dos bombeiros sapadores. Nesta manifestação, a barreira de segurança foi quebrada por vários bombeiros que se manifestavam. António Leitão Amaro afirmou que o Governo está a tentar resolver um problema que se arrasta há muito e criticou a "instrumentalização política" do protesto.
“Estes bombeiros que se manifestaram hoje são trabalhadores das autarquias. E portanto, a entidade patronal (…) são as autarquias”.
Leitão Amaro disse que os bombeiros deverão mostrar a sua insatisfação às autarquias e que o papel do governo é legislar.
“Então, qual é o papel do Governo? O papel do Governo é de legislador. Por isso, qualquer movimentação que aconteça nesta área é uma movimentação com uma dimensão tripartida. Nós, órgãos legislativos, com uma função de poder legislar, as autarquias verdadeiramente é que decidem os recursos que têm”, declarou o ministro.
Leitão Amaro relembrou que o problema que levou os bombeiros sapadores à Assembleia da República arrasta-se há décadas e que o Governo o está a tentar resolver. “Nós recebemos muitos problemas, muitas situações para resolver. Nós estamos cá para resolver”.
Para além de admitir que os pedidos dos bombeiros são legítimos, Leitão Amaro criticou a "instrumentalização política" que alguns partidos fizeram do protesto desta quarta-feira, que tem por base "aspirações legítimas de grupos profissionais".
“A instrumentalização, a agitação de alguns, o aproveitamento de alguns, não serve para nada”, criticou, relembrando que as soluções são alcançadas com diálogo e negociação.
O protesto desta quarta-feira dos bombeiros sapadores teve como objetivo pedir a valorização salarial da carreira.
(com Lusa)
Tópicos