Em direto
Marcelo começa a auscultar partidos. PSD, PS e Chega são os primeiros

Bloco de Esquerda "não tem confiança" no Governo

por RTP
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Foto: Manuel de Almeida - Lusa

O Bloco de Esquerda acusa o primeiro-ministro de, na declaração ao país, não ter respondido "às perguntas legítimas que têm sido colocadas sobre o seu património e os seus negócios". Quanto ao repto que Luís Montenegro deixou aos partidos, Mariana Mortágua assume que o partido não tem confiança no Governo nem "num primeiro-ministro que acha que pode chantagear a Assembleia da República".

"A venda da empresa, e o facto de ter admitido e ter decidido vender a sua empresa, é em si uma confissão das incompatibilidades", afirmou Mariana Mortágua. "Essa foi a única informação que conseguimos retirar".

"O primeiro-ministro perguntou se [os partidos] tinham confiança no Governo. E eu quero dizer claramente: não temos", declarou.

O BE, repetiu, "não tem confiança nos negócios do primeiro-ministro", nem nas explicações, nem na governação.

"Votaremos contra uma moção de confiança", acrescentou. "Não temos confiança num primeiro-ministro que acha que pode chantagear a Assembleia da República e o país, dizendo que prefere uma crise política a prestar esclarecimentos".

"Não temos confiança num primeiro-ministro que foge aos seus deveres, às suas responsabilidades, aos esclarecimentos que tem de dar. A forma que tem de fugir a essas responsabilidades é ameaçar com uma crise política, ameaçar um novo momento de instabilidade".
PUB