Conheça os candidatos, os números do concelho e os resultados das últimas eleições autárquicas de 2017.
O CDS-PP vai candidatar o presidente da concelhia de Santarém, Alexandre Paulo, 28 anos e técnico de recursos humanos à Presidência da Câmara Municipal de Santarém.
André Gomes é o candidato da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV). Médico de Saúde Pública de 30 anos, exerce funções na Unidade de Saúde Pública Lezíria, Santarém. Estuda canto lírico no Conservatório de Música de Santarém, é dirigente da Sociedade Recreativa e do Sindicato dos Médicos da Zona Sul.
Fabiola Cardoso - BE
Fabíola Cardoso tem 48 anos, é professora de Biologia e Geologia. É deputada do BE no Parlamento, eleita pelo distrito de Santarém, e foi deputada da Assembleia Municipal entre 2013 e 2017. Fabíola Cardoso tem um forte historial no activismo LGBTI+ em Portugal estando inclusive na génese da associação Clube Safo. Enquanto deputada eleita para a Assembleia da República, participa em Comissões de Assuntos Europeus, de Agricultura e Mar e de Ambiente e Ordenamento do Território.
O PS escolheu como cabeça de lista à Câmara de Santarém o deputado e antigo vereador, Manuel Afonso, de 70 anos. Técnico agrícola, foi vice-presidente da autarquia (2001-2005), deputado da Assembleia Municipal de Santarém, membro da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da União de Freguesias da Cidade de Santarém. Foi adjunto do Governador Civil de Santarém e coordenador da União Geral de Trabalhadores.
Marcos Gomes - IL
Marcos Gomes, 24 anos, estudou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. É gestor de produto numa central de compras, em Alcanena, e está a tirar um mestrado em políticas locais.
O médico veterinário Pedro dos Santos Frazão, 46 anos, mora em Cascais e é o candidato do Chega a Santarém, onde tem ligações familiares. É membro da direção nacional do partido num concelho em que André Ventura obteve dos melhores resultados nas presidenciais. Inscreveu-se como militante do Chega depois da eleição de André Ventura para o parlamento em 2019.
Ricardo Gonçalves - PSD
Ricardo Gonçalves, 46 anos, natural da freguesia de Azoia de Baixo, atual presidente da Câmara Municipal de Santarém. Licenciou-se em Economia, na Universidade Lusíada em Lisboa e realizou uma Pós-Graduação em Direito das Autarquias Locais no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa.
Rita Lopes - PAN
Rita Lopes, de 38 anos, docente de informática e robótica no 3.º ciclo, é a cabeça de lista do PAN – Pessoas-Animais-Natureza à Câmara e Assembleia Municipal de Santarém.
N.º de eleitores: 50 828
Desemprego: 4%
Setor com mais trabalhadores: Indústria (22,4%)
Rendimento médio mensal: 1 065€
Nos casos de Odemira, Faro e Lisboa, por terem um número elevado de estrangeiros residentes, incluímos também a percentagem de cidadãos estrangeiros no total da população.
A nível da população, conta o número absoluto de pessoas apurado no Censos 2021 e a variação percentual em relação ao Censos anterior (2011). Já o número de eleitores diz respeito a junho de 2021, conforme consta em Diário da República n.º116/2021, Série de 2021-06-17.
Quanto ao rendimento médio mensal, contabiliza-se o valor em euros do rendimento dos trabalhadores por conta de outrem em 2019. Para efeitos de comparação, a média nacional era de 1.206€, mas apenas seis concelhos analisados igualam ou estão acima desse valor.
Em relação ao setor com mais trabalhadores, é apresentado nesta infografia o que obteve a percentagem mais elevada de respostas por concelho, ou seja, aquele que em cada concelho emprega mais pessoas. Os dados são relativos a 2019, mas refletem a tendência dos últimos anos.
Contamos ainda com os dados do desemprego, com a percentagem de desempregados inscritos no IEFP em 2020. Para comparação, a percentagem nacional foi de 5,8 por cento.
Por fim, lembramos também os resultados de há quatro anos, nas Eleições Autárquicas de 1 de outubro de 2017.
Fontes: INE, PORDATA, IEFP, Secretaria-Geral da Administração Interna