António Costa congratula-se com uma "vitória da humildade, da confiança e pela estabilidade"
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa
Falando numa "noite muito especial", António Costa aponta esta vitória como "uma vitória da humildade, da confiança e pela estabilidade". O vencedor desta noite eleitoral assegurou ainda que a maioria do PS será "uma maioria de diálogo com todas as forças políticas".
"Depois de seis anos do exercício de funções como primeiro-ministro, depois dos últimos dois anos num combate sem precedentes contra uma pandemia, é com muita, muita emoção que assumo esta responsabilidade que os portugueses hoje me confiaram", disse António Costa.
Na visão do líder socialista, "os portugueses mostraram um cartão vermelho a qualquer crise política; os portugueses manifestaram o seu desejo de, nos próximos anos, contarem com estabilidade, com certeza e segurança".
António Costa abriu ainda a porta ao diálogo com os outros partidos, lembrando que "uma maioria absoluta não é o poder absoluto, não é governar sozinho: é uma responsabilidade acrescida".
"É governar com e para todas e todos os portugueses. E assim, esta maioria será uma maioria de diálogo com todas as forças políticas que representam na Assembleia da República os portugueses na sua pluralidade", acrescentou.