André Ventura declara "noite histórica" de força "anti-sistema"

por RTP

Foto: José Sena Goulão - Lusa

O candidato que ficou em terceiro lugar felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória mas pediu ao Presidente da República "rutura" com o que foi o anterior mandato.

"Pela primeira vez um partido declaradamente anti-sistema rompeu o espectro da direita tradicional com cerca de meio milhão de votos", frisou André Ventura, com uma candidatura que "conseguiu furar o bloqueio habitual em Portugal".

André Ventura realça que a sua candidatura teve mais votos que as candidaturas de PCP, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal juntos. Para além de considerar que o Chega é a verdadeira alternativa, frisou: "Esmagámos a extrema-esquerda em Portugal".

Reconhece no entanto que falhou um dos objetivos - ficar à frente de Ana Gomes - e que irá devolver a palavra aos militantes para saber se querem a sua continuidade à frente do partido.

Realçou ainda os resultados obtidos pela sua candidatura em territórios com um forte histórico de voto no Partido Comunista. André Ventura dirigiu-se ainda à direita portuguesa, considerando que "não há segundas vias" depois da eleição de hoje. "Não haverá governo em Portugal sem nós", afirmou André Ventura.
PUB