Entre os partidos com assento parlamentar, só o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) é contra a construção do aeroporto em Alcochete. No programa Entre Políticos da Antena1, o Bloco de Esquerda (BE) exigiu perceber quais as contrapartidas para a ANA, a empresa que gere os aeroportos e o Partido Social-Democrata (PSD) afirmou que o importante foi ter tomado a decisão.
Para Joana Mortágua, do BE, a empresa Aeroportos de Portugal (ANA) olha para o Aeroporto da Portela como a galinha dos ovos de ouro. A deputada bloquista afirma que a ANA sempre quis investir pouco para lucrar o máximo através da expansão da infraestrutura.
O deputado social-democrata, Alexandre Poço, prefere destacar o consenso político em redor da decisão do Governo, com exceção do PAN, e incentiva a um trabalho conjunto para concretizar um grande investimento.
Exoneração de Ana Jorge: BE e PAN preocupados, PSD desdramatiza
A exoneração da antiga Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Ana Jorge, esteve também em debate. Joana Mortágua afirma que é indecente não assumir que a decisão foi política e baseada em falta de confiança política. A deputada bloquista destaca que o Governo contradiz-se quando, por um lado, alega que a exoneração baseou-se no perfil de Ana Jorge, e, por outro, alega que foi por incompetência.
O PAN olha com preocupação para o caso. Inês Sousa Real caracteriza a exoneração como um caso flagrante e gritante.
É natural em mudanças de Governo, é o que alega Alexandre Poço. O deputado social-democrata desdramatiza o assunto e não comenta a proposta de criação de uma comissão de inquérito à SCML feita pela Iniciativa Liberal.
Exonerações, demissões e imigração, foi o debate do programa Entre Políticos, que pode acompanhar em podcast aqui.