O lançador do peso Marco Fortes foi convidado pelo chefe da Missão Olímpica Portuguesa, Manuel Boa de Jesus, a regressar mais cedo de Pequim. O atleta adiantou em entrevista à RTP que na origem desta decisão estiveram as declarações que fez, depois da prova do lançamento do peso.
Esta quarta-feira à noite, já em Portugal e em entrevista à RTP, o atleta explicou que foi "convidado elegantemente pelo chefe da missão olímpica a regressar a Portugal", antes do dia 27, data em que estava marcada a sua passagem.
Relativamente às suas declarações em Pequim, o lançador do peso adianta que tem " total noção que foram palavras totalmente descabidas num momento de grande frustração em que o trabalho de 10 anos foi pelo ralo abaixo".
Marco Fortes não entende qual foi "o critério de escolha" para o facto de ter sido o único atleta a ser "convidado" a regressar mais cedo a Portugal.
Segundo este, quando o presidente do Comité Olímpico Português, Vicente Moura, em declarações à imprensa, reprovou as desculpas apresentadas pelos atletas portugueses não se referiu a ninguém em particular.