Vício dos Jogos eletrónicos nos adolescentes. Guilherme luta contra dependência
Foto: Isabel Cunha - Antena 1
A Organização Mundial da Saúde, reconheceu formalmente, no início de 2022, o vício em videogames e jogos eletrónicos como uma doença. Seis em cada dez adolescentes portugueses, dedicam várias horas do dia e da noite aos jogos em tempo de aulas.
No caso que a Antena 1 dá a conhecer, o problema agravou-se na pandemia e está a ter implicações no aproveitamento escolar e no comportamento do adolescente. Guilherme, de 12 anos, tem déficit de atenção e está a ser acompanhado por uma psicóloga. Admite que é viciado em jogos de computador e da Playstation.
Na escola de Guilherme, os telemóveis ficam durante todo o período de aulas numa caixa, desligados.
Em casa, os pais desligam a internet, escondem os comandos e os cabos do computador, mas quando se esquecem o Guilherme não resiste. Foi o que aconteceu no dia em que a rádio pública visitou a casa de Guilherme.