Vício dos Jogos eletrónicos nos adolescentes. Guilherme luta contra dependência

por Isabel Cunha - Antena 1
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Foto: Isabel Cunha - Antena 1

A Organização Mundial da Saúde, reconheceu formalmente, no início de 2022, o vício em videogames e jogos eletrónicos como uma doença. Seis em cada dez adolescentes portugueses, dedicam várias horas do dia e da noite aos jogos em tempo de aulas.

Os números constam do último relatório elaborado para o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências.

No caso que a Antena 1 dá a conhecer, o problema agravou-se na pandemia e está a ter implicações no aproveitamento escolar e no comportamento do adolescente. Guilherme, de 12 anos, tem déficit de atenção e está a ser acompanhado por uma psicóloga. Admite que é viciado em jogos de computador e da Playstation.

Na escola de Guilherme, os telemóveis ficam durante todo o período de aulas numa caixa, desligados.

Em casa, os pais desligam a internet, escondem os comandos e os cabos do computador, mas quando se esquecem o Guilherme não resiste. Foi o que aconteceu no dia em que a rádio pública visitou a casa de Guilherme.
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