Vice-presidente Protecção Civil demite-se em solidariedade com Bargão Santos

por Agência LUSA

O vice-presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), coronel António Augusto, disse hoje à Agência Lusa que vai apresentar a demissão sexta-feira, em solidariedade com o presidente daquela estrutura, que hoje abandonou o cargo.

"Vou apresentar amanhã [sexta-feira] o meu pedido de demissão", disse o coronel do Exército na reserva.

António Augusto disse que apresentará a demissão "em solidariedade" com o ex-presidente do SNBPC, o general Bargão dos Santos, de cuja equipa fazia parte.

Bargão dos Santos foi hoje à noite substituído no cargo pelo major-general Arnaldo Ribeiro dos Santos.

O vice-presidente demissionário não se quis pronunciar sobre a alegada "falta de condições" manifestada por Bargão dos Santos para se demitir do cargo e desejou "felicidades" ao novo presidente do SNBPC.

O ex-presidente do SNBPC demitiu-se nove dias depois de ter sido empossado no cargo e, segundo disse o ministro da Administração Interna, António Costa, alegou "falta de condições para realizar o seu trabalho".

Bargão dos Santos foi o terceiro militar a pedir a demissão de presidente na história curta do SNBPC, criado em 2003 em resultado da fusão do Serviço Nacional de Bombeiros e do Serviço Nacional de Protecção Civil.

O comandante Leal Martins (Marinha) e o general Paiva Monteiro (Exército) também não cumpriram até ao fim os mandatos que assumiram como presidentes do SNBPC.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e património próprio, estando sujeito à tutela do ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa.

O SNBPC tem como objectivo a protecção e socorro de pessoas e bens, competindo-lhe, genericamente, orientar e coordenar todas as actividades de protecção civil e socorro.


PUB