A empresa Estradas de Portugal vai avançar com a construção da variante à Estrada Nacional 103-1, que ligará Gandra, em Esposende, à freguesia de Vila Cova, em Barcelos, anunciou hoje o Município de Esposende.
O Gabinete da Presidência adiantou que "a via, com uma extensão de 3,2 quilómetros, fará a ligação entre o nó da auto-estrada A28 (Gandra) e a Estrada Nacional (EN) 103-1 (Vila Cova), tendo rotundas de ligação na EN 305 e EN 103-1.
A variante, que terminará no entroncamento de Rodilhões, na freguesia de Vila Cova, tem um prazo de execução da empreitada de 450 dias.
O avanço da obra consta de um despacho dos Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que declararam o seu interesse público e determinam a desafectação de 48 360 m2 de terrenos integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN) com vista à sua construção.
O despacho refere tratar-se de um "projecto de reconhecido interesse público devido à melhoria sensível das acessibilidades locais que irá proporcionar às populações locais".
A fonte sublinhou que o processo "teve por base as declarações de utilidade municipal das Assembleias Municipais de Esposende e Barcelos e a informação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).
Foi ainda considerado o facto de "não se afigurar possível a construção desta obra sem ser em área de Reserva Ecológica Nacional".