Vaga de calor. Direção-Geral da Saúde emite recomendações

por RTP

As fontes são um abrigo na cidade. Antes que as temperaturas aumentem ainda mais, durante a manhã muitos aproveitam e saem de casa para por exemplo passear os animais de estimação.

O calor está a levar muitos idosos às urgências dos hospitais. Para responder a mais emergências médicas, os bombeiros estão a reforçar as equipas.

A Direção-Geral da Saúde recomenda o aumento da ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.

Crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas são os grupos particularmente vulneráveis.

Para as crianças é recomendado que consumam frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado, enquanto as com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar. Às 14 horas Lisboa ultrapassou os 40 graus de temperatura do ar.

Também no distrito de Évora as temperaturas ultrapassaram os 40 graus. As piscinas municipais encheram.

A Direção-Geral da Saúde recomenda também que se evitem grandes esforços físicos no exterior. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, as temperaturas elevadas vão manter-se pelo menos até meio do mês de julho.
PUB