Vacinação no Queimódromo do Porto suspensa por "alegada falha na cadeia de frio"

por RTP
Pedro Nunes - Reuters

A task-force de vacinação suspendeu a vacinação no Queimódromo do Porto "para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor".

A decisão decorre de uma "alegada falha na cadeia de frio", adianta ainda a nota de imprensa desta quinta-feira.

"Os utentes vacinados nos dias 10 e 11 de agosto serão contactados pelas entidades de saúde, até a próxima semana, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas", acrescenta a task-force.

Horas depois, a task-force corrigiu a informação inicialmente veiculada, dando conta que os eventuais problemas dizem respeito aos utentes vacinados nos dias 9 e 10 de agosto.

Estes utentes poderão esclarecer as suas dúvidas sobre a vacinação através do e-mail vacina.covid@arsnorte.min-saude.pt, informa a task-force.

"Dadas as características das vacinas contra a COVID-19, não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes", lê-se em comunicado. 

O Infarmed está a acompanhar a situação e, na eventualidade de existir alguma suspeita de reação adversa, esta deve ser comunicada através do Portal RAM (https://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram)", acrescenta.

A situação deverá ser alvo de investigação da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), a pedido da task-force.

(artigo atualizado às 11h49 com correção das datas pela task-force de vacinação)
Tópicos
PUB