O Senado da Universidade de Coimbra (UC) aprovou hoje a criação de cinco novas pós-graduações na área da Matemática, aumentando as opções para os que queiram aprofundar os seus conhecimentos neste domínio.
Matemática para o Ensino, Matemática Pura, Estatística Avançada e Matemática Financeira, Análise Financeira e Optimização e Lógica e Computação são as pós-graduações que a UC vai passar a leccionar a partir do próximo ano lectivo.
"A ideia é dar uma alternativa às pessoas que queiram aprofundar os seus conhecimentos nesta área, mas que não pretendam fazer mestrado", explicou o presidente do conselho do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Embora com uma componente de matemática pura, as pós- graduações apostam na matemática aplicada, vertente que tem registado maior procura, disse Paulo Eduardo Oliveira à agência Lusa.
"Há uma ênfase nas vertentes mais aplicadas porque são as que têm mais procura fora do meio académico", observou.
Segundo o presidente, no domínio das pós-graduações actualmente é leccionado no Departamento de Matemática um curso em Informação e Decisão.
A proposta da FCTUC foi aprovada hoje, por unanimidade, na reunião do Senado universitário, que decorreu no pólo II.
MCS Lusa/Fim Apresentação do Departamento de Matemática O Departamento O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, herdeiro e seguidor da Faculdade de Matemática fundada em 1772, é uma das maiores Escolas portuguesas na área do estudo e investigação da Matemática, uma Escola em que sempre estiveram juntas a Matemática e as suas aplicações.
O seu corpo docente conta actualmente com cerca de 100 docentes, dos quais mais do que 60 doutorados, em áreas como Álgebra, Análise, Análise Numérica, Ciências da Computação, Computação Gráfica, Engenharia Geográfica, Física Matemática, Geometria, Investigação Operacional, Optimização, Probabilidades e Estatística e Teoria do Controlo.
Licenciaturas A Licenciatura em Matemática inicia-se por um Tronco Comum de três anos, após o qual os estudantes podem optar pelo ramo de Formação Educacional ou pelo ramo Científico (onde são oferecidas disciplinas de opção cobrindo muitas áreas diferentes, seja de Computação, seja de Matemática Aplicada, seja de Matemática Pura).
O ramo de Formação Educacional forma professores de Matemática para os Ensinos Básico e Secundário, tendo o respectivo estágio integrado no 5º ano.
O Departamento oferece também uma Licenciatura em Engenharia Geográfica, um curso de Engenharia acreditado pela Ordem dos Engenheiros, no Colégio de Engenharia Geográfica.
Mestrado e Doutoramento No Departamento funciona anualmente um curso de mestrado, com especializações em Matemática Aplicada, Matemática Pura e Matemática para o Ensino. O grau de mestre é concedido após aprovação em curso especializado, com a duração de um ano, e elaboração e discussão de uma dissertação.
O Departamento de Matemática possibilita o doutoramento nas áreas de Engenharia Geográfica, Matemática Aplicada e Matemática Pura.
Pós-graduações O Departamento organiza vários cursos de pós- graduação não conferentes de grau.
Investigação Para além das actividades do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, os docentes do Departamento participam em diversas actividades de investigação nacionais e internacionais.
Instalações O Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra está instalado desde 1969 em edifício próprio. Possui a Biblioteca Matemática, uma das melhores do País. Para apoio das aulas e uso dos estudantes existe um Centro de Cálculo equipado com várias salas com computadores a correr sistemas operativos diversos (linux, MS Windows, unix). Ao Departamento de Matemática pertence o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.