Um português entre as vítimas mortais em despiste perto de Madrid
Um acidente em Espanha provocou esta madrugada a morte a quatro homens, entre eles um português, e ferimentos num quinto também de nacionalidade portuguesa. O acidente aconteceu quando o grupo se dirigia para o local de trabalho, perto de Madrid, sendo que o cansaço ou o excesso de velocidade podem ter estado na origem do acidente.
As vítimas mortais residiam todos em Portugal, em várias localidades do norte do país, e viajavam numa carrinha com matrícula portuguesa tratando-se de trabalhadores de uma empresa da área de Viana do Castelo e sub-contratados por uma empresa espanhola na zona de Toledo.
Numa primeira informação as autoridades espanholas deram indicação de os ocupantes da carrinha serem todos de nacionalidade portuguesa, mas mais tarde rectificou a informação e apenas uma das vítimas mortais e o ferido são de nacionalidade portuguesa, sendo que as restantes vítimas mortais são de nacionalidade ucraniana, angolana e brasileira.
Segundo as autoridades espanholas as quatro vítimas mortais tinham idades compreendidas entre os 30 e os 43 anos, enquanto o ferido grave, que se encontra fora de perigo, é um homem de 22 anos que conduzia a carrinha onde seguiam os trabalhadores.
O grupo, ao que tudo indica, era composto por trabalhadores que se dirigiam para o seu local de trabalho e o cansaço ou excesso de velocidade poderão estar na origem do despiste da carrinha cerca das 2.30 horas da madrugada de hoje em Espanha, menos uma hora em Portugal continental.
Com o acidente desta madrugada são já pelo menos sete os portugueses que morreram este ano nas estradas espanholas em vários acidentes de viação e que causaram ainda cerca de 20 outros feridos também de nacionalidade portuguesa.
Na maioria dos casos as vítimas dos acidentes são trabalhadores, muitos deles oriundos do Norte de Portugal, que se deslocavam para ou de regresso do trabalho em Espanha.
Oito mortos no fim-de-semana em Portugal continental
Foram oito as vítimas mortais durante o fim-de-semana em acidentes de viação em Portugal continental, sendo que as três últimas vítimas mortais resultaram de acidentes registados no dia de ontem, um domingo em que tiveram lugar 260 acidentes registado pela GNR de que resultaram ainda sete feridos graves e 116 leves.
No sábado o número de acidentes registados chegou aos 292 que causaram cinco mortos, 13 feridos ligeiros e 106 feridos leves.
Contabilizados os números do fim-de-semana, aquele que foi de fim de férias para muitos portugueses de início para outros, morreram oito pessoas e 20 ficaram feridas com gravidade em 552 acidentes.