A TVI desistiu de utilizar os resultados da empresa GfK e iniciou contactos com a Marktest para a medição das audiências diz hoje o jornal Económico na sua edição online. A Media Capital, justificou a decisão com o facto de o sistema de medições da GfK constituir uma fonte de instabilidade porque, apesar de já estar em vigor há um mês, continua sem funcionar.
“Em Fevereiro dissemos à GfK e aos associados da CAEM que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa de que isso iria mudar no mês de março, mas chegámos ao fim de março e temos um sistema igual ou pior", disse a administradora delegada da Media Capital, Rosa Cullell, numa entrevista ao Jornal Económico.
TVI vai pedir à Marktest "um painel fiável" e um sistema representativo da população portuguesa
A representante da Media Capital confirmou que ainda não assinou um novo contrato com a Marktest, mas deverá reunir com a empresa em breve. Dependente deste acordo está a garantia de que a Marktest mantém um painel fiável e um sistema de audímetros representativo da população portuguesa.
“Não tenho nada contra ninguém, e não vamos deixar de estar na CAEM mas não vamos continuar com a GfK porque não se pode trabalhar assim”, acrescentou Rosa Cullell na entrevista, que o Jornal Económico tenciona publicar na íntegra na próxima segunda-feira.
Na sequência deste anúncio a direção da CAEM (agência que reúne os operadores de TV, agências de meios e anunciantes) convocou para hoje uma reunião de emergência.
A reunião entre Luís Marques, Manuela Botelho e Alberto Rui substitui outra que já estava agendada para hoje, do Conselho Técnico- Consultivo da CAEM.
RTP concorda com a opinião da TVI
A RTP já disse, entretanto, que partilha a opinião expressa da TVI e vai falar com todos os operadores interessados em encontrar uma solução para o mercado, disse fonte oficial do grupo estatal.
"É do conhecimento público que a RTP partilha a opinião hoje expressa pela TVI, de que não se pode trabalhar com a falta de fiabilidade e a instabilidade deste sistema de medição de audiências", disse fonte oficial da RTP.
Por isso, "o setor dos media tem agora um enorme desafio pela frente: encontrar um sistema de medição de audiências que seja fiável e credível".
Nesse sentido, "a RTP irá falar com a TVI e com todos os operadores do mercado que partilhem desta necessidade de se encontrar um sistema fiável e credível de medição das audiências televisivas em Portugal, para construir essa solução", concluiu a fonte oficial da RTP.
Na terça-feira, à margem de uma audição no parlamento, o presidente da RTP, Guilherme Costa, tinha afirmado que era preciso encontrar uma solução com urgência por causa das falhas na medição de audiências e afirmou-se disponível para falar com os outros operadores para encontrar uma solução.
Os sucessivos erros da GfK
O novo sistema da GfK - última classificada no concurso para a medição de audiências e, contudo, escolhida por vantagem comparativa nos custos - foi implementado a 1 de março, já com dois meses de atraso e, já com o sistema em vigor registaram-se diversos erros, como a sub-representação de algumas faixas etárias no painel de medições, atrasos no envio da informação e até momentos em que a audiência medida foi de zero.