A ministra da Saúde admitiu hoje a possibilidade de alargar às farmácias a vacinação contra a gripe e covid-19 às pessoas com 85 anos ou mais, reiterando o objetivo de aumentar a taxa de vacinação.
"Os números destes primeiros 20 dias [da campanha de vacinação] indicam de forma clara um aumento significativo do número de pessoas vacinadas relativamente a 2023 quer na gripe, quer na covid-19. Os [utentes] com mais de 85 anos são um grupo vulnerável. Temos valores elevados - cerca de 42% -, mas temos um caminho muito grande. O nosso objetivo era pelo menos chegar ao dobro desta percentagem. Chegar pelo menos aos 80 ou 84%", disse Ana Paula Martins.
A ministra da Saúde acompanhou hoje, numa farmácia de Matosinhos, no distrito do Porto, a campanha de Vacinação Sazonal contra a gripe e covid-19.
Questionada sobre se a possibilidade de alargar a toma em farmácias neste grupo de população que atualmente é vacinadas nos centros de saúde, Ana Paula Martins não concretizou datas mas admitiu que poderá vir a acontecer.
"Não há razão nenhuma para que isso não possa acontecer num futuro próximo. Estamos com certeza muito perto de podermos alargar esta campanha aos `+85` [pessoas com 85 anos ou mais] também às nossas farmácias comunitárias", disse.