Última Hora
Apagão. Corte de energia elétrica atinge Portugal de norte a sul e vários países europeus

Três detidos em operação de buscas da PSP no Alto da Cova da Moura e Zambujal

por RTP
Os tumultos na Área Metropolitana de Lisboa seguiram-se à morte de Odair Moniz, morador no Bairro do Zambujal, na Amadora Miguel A. Lopes - Lusa

A PSP desencadeou esta quinta-feira buscas nos bairros Alto da Cova da Moura e Zambujal, no concelho da Amadora. Desta operação resultaram três detenções e a apreensão de roupa alegadamente utilizada pelos suspeitos durante os tumultos ocorridos no final de outubro na Área Metropolitana de Lisboa.

Num primeiro balanço da operação, denominada CACAIS, o subintendente Bruno Pereira, do Comando da Divisão Policial da Amadora, adiantou que a PSP admite proceder a mais detenções, uma vez que obteve elementos de prova "determinantes".Quatro dos oito suspeitos visados na operação estarão associados a parte dos tumultos.

Além das roupas, a PSP apreendeu duas pistolas, um revólver e munições - elementos encarados como "vitais para assegurar a devida responsabilização de quem cometeu estes crimes". Ao início da manhã desta quinta-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adiantava, em nota enviada às redações, que esta operação tinha por objetivo cumprir 12 mandados de busca e apreensão domiciliária.

A Polícia de Segurança Pública pretenderia recolher provas para diversos inquéritos criminais, dos quais seis relativos aos tumultos ocorridos em outubro.A operação mobilizou cerca de uma centena de agentes de diferentes valências e divisões do Comando Metropolitano de Lisboa.

“Estes mandados de busca visam guarnecer de prova diversos inquéritos criminais que investigam crimes relacionados com o arremesso de objetos (incluindo incendiários), fogo posto/incêndio, danos, motim, tráfico de droga, ameaça e coação, posse de arma de fogo e dano em viatura policial”, indicava o comunicado.

Os tumultos na Área Metropolitana de Lisboa seguiram-se à morte de Odair Moniz, morador no Bairro do Zambujal, na Amadora. Este cidadão cabo-verdiano foi atingido a tiro por um agente da PSP, na madrugada de 21 de outubro, no Bairro da Cova da Moura.

c/ Lusa
PUB