Trânsito retomado na CREL de forma condicionada
O troço da Circular Regional de Lisboa (CREL), entre o nó de Belas e a ligação à A16, reabriu às 06h00 de hoje, mas apenas no sentido Alverca – Estádio do Jamor. O troço estava encerrado ao trânsito desde o passado dia 22 de Janeiro na sequência de um aluimento de terras.
A reabertura parcial da CREL "tem como objectivo contribuir para reforçar a capacidade do sistema rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa, e acrescer às soluções alternativas já existentes, até ao restabelecimento da normal circulação nesta auto-estrada, em ambos os sentidos".
Reabertura total dentro de algumas semanas
Os trabalhos de limpeza da via vão continuar. A Brisa, concessionária da CREL, garante que a reabertura total deverá acontecer dentro de algumas semanas.
"A reabertura total da CREL poderá acontecer dentro de algumas semanas. A reabertura depende agora dos trabalhos de remoção de terras da faixa Sul-Norte e da modelação de terras no terreno confinante à auto-estrada para garantir uma redução razoável de novos deslizamentos", afirmou Franco Caruso à RTP.
Segundo o porta-voz da Brisa a maior complicação, neste momento para a conclusão das obras, "são as condições atmosféricas que podem comprometer os prazos que prevemos para termos condições para a reabertura total".
O comunicado acrescenta que "a consolidação e a contenção definitivas das terras onde está o aterro, que originou o deslizamento e o corte da auto-estradas, passam pela estabilização da encosta, e são indispensáveis para evitar a ocorrência de novos deslizamentos. Estas obras deverão ser executadas pelos respectivos proprietários, que já foram notificados para esse efeito"