ThisisEngineering RAEng - Unsplash
A bactéria Legionella foi detetada no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Uma análise periódica encontrou a bactéria na Torre Norte, no sistema de arrefecimento onde é produzido frio.
"Fizemos o fecho da torre de arrefecimento e o tratamento de desinfeção preliminar, um processo químico", explicou à Antena 1 o vice-presidente da faculdade, Pedro Amaral.
Não é apontada uma data de reabertura: "vamos esperar que seja feito uma desinfeção total da torre de arrefecimento e depois temos de fazer os novos ensaios".
O aviso foi enviado aos alunos ao início da noite de quarta-feira, num email a que a Antena 1 teve acesso. É referido que, embora não exista risco de contágio, "uma vez que todos os equipamentos de ventilação estão desligados", torna-se impossível "manter as condições térmicas de utilização do edifício".
A ocorrência foi comunicada às autoridades de saúde e a presidência desta faculdade da Universidade de Lisboa pede que, se existirem sintomas, sejam contactadas a Linha Saúde 24 ou que se dirijam a uma unidade de saúde.