Ponta Delgada, 13 fev (Lusa) - O Governo dos Açores decidiu encerrar todos os serviços públicos da região a partir das 16:00 de hoje (17:00 em Lisboa), devido ao mau tempo, e a proteção civil aconselhou as populações a manterem-se em casa.
"O Governo Regional, em articulação com o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, considerando o progressivo agravamento das condições meteorológicas, decidiu encerrar todos os serviços públicos a partir das 16 horas", lê-se num comunicado oficial.
A nota garante que "fica, no entanto, salvaguardada a prestação de apoio às populações".
Por outro lado, a proteção civil dos Açores emitiu novo comunicado em que aconselha as populações a manterem-se em casa e a saírem apenas "em caso de absoluta necessidade".
A proteção civil lembra que o Instituo Português do Mar e da Atmosfera prevê ventos constantes na ordem dos 118 quilómetros por hora e rajadas que podem atingir os 180 km/h nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo).
Quanto ao grupo central, a proteção civil alerta que as ilhas mais atingidas serão o Pico e a Graciosa.
Na primeira, os ventos constantes serão de 96 km/h, com rajadas que poderão atingir os 153 km/h. Na Graciosa, as rajadas poderão chegar aos 184 km/h.
A ondulação prevista será de 12 a 14 metros para os dois grupos.
A proteção civil diz que o tempo deverá melhorar a partir das 19:00 nas Flores e no Corvo e a partir das 21:00 no grupo central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e S. Jorge).