TIC nas escolas. Governo deveria apostar mais em técnicos de informática, apelam agrupamentos

por Antena 1

Foto: John Schnobrich - Unsplash

As escolas vão contar com um reforço de quatro milhões de euros para fazerem a manutenção e reparação dos computadores, garante o Governo. Contudo à Antena 1, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que o Estado deveria antes apostar em técnicos de informática, em vez de distribuir dinheiro.

Mas Filinto Lima sublinha que a verba faz falta para necessidades mais urgentes.

Uma informação de reforço que chega no dia em que os estabelecimentos de ensino já receberam os resultados das provas-ensaio.
Testes que aconteceram em fevereiro para preparar escolas e alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos para as provas em formato digital no fim do ano letivo.

Entre os meses de maio e junho, volta a haver provas de monitorização da aprenzidagem - as chamadas Prova Moda - para os alunos do 4.º e 6.º anos. E provas finais para os alunos do 9.º ano.

Filinto Lima diz que o ensaio para estes testes finais serviu para identificar problemas na rede da internet.

O responsável pelos agrupamentos escolares espera que tudo fique resolvido até lá. O Ministério da Educação promete agora 4 milhões de euros para a manutenção e reparação de equipamentos, a que se junta aos mais de 10 milhões já distribuídos pelas escolas, em novembro, para a compra de computadores.

Desta verba, apenas 6 milhões foram executados, segundo o gabinete de Fernando Alexandre.

O presidente da Direção Nacional de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que é normal o atraso. Pois as escolas tiveram de abrir concursos para comprar equipamento.

E numa altura de Governo em gestão e com a campanha para as legislativas antecipadas à porta, Filinto Lima volta a insistir num consenso entre partidos em matéria de Educação.

No caso concreto das provas moda e provas finais.


PUB