TIC nas escolas. Governo deveria apostar mais em técnicos de informática, apelam agrupamentos
Foto: John Schnobrich - Unsplash
As escolas vão contar com um reforço de quatro milhões de euros para fazerem a manutenção e reparação dos computadores, garante o Governo. Contudo à Antena 1, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que o Estado deveria antes apostar em técnicos de informática, em vez de distribuir dinheiro.
Uma informação de reforço que chega no dia em que os estabelecimentos de ensino já receberam os resultados das provas-ensaio.
Testes que aconteceram em fevereiro para preparar escolas e alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos para as provas em formato digital no fim do ano letivo.
Entre os meses de maio e junho, volta a haver provas de monitorização da aprenzidagem - as chamadas Prova Moda - para os alunos do 4.º e 6.º anos. E provas finais para os alunos do 9.º ano.
Desta verba, apenas 6 milhões foram executados, segundo o gabinete de Fernando Alexandre.
O presidente da Direção Nacional de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que é normal o atraso. Pois as escolas tiveram de abrir concursos para comprar equipamento.
E numa altura de Governo em gestão e com a campanha para as legislativas antecipadas à porta, Filinto Lima volta a insistir num consenso entre partidos em matéria de Educação.
No caso concreto das provas moda e provas finais.