Sottomayor Cardia - Livro do resistente que influenciou os Capitães de Abril

por Agência LUSA

O livro "Por uma Democracia Anticapitalista", que Mário Sottomayor Cardia escreveu em 1973, influenciou o Movimento dos Capitãe s que fizeram a Revolução de 25 de Abril, revelou à Lusa o coronel Carlos Matos Gomes.

"Em Julho de 1973, eu e o José Manuel Barroso [actual presidente da adm inistração da agência Lusa], que era oficial miliciano, viemos a Portugal falar com Sottomayor Cardia sobre a situação de pré-derrota militar que se vivia na Gu iné, onde nós estávamos", recordou Carlos Matos Gomes.

à data, "Sottomayor Cardia estava na revista Seara Nova e ofereceu-nos um livro que tinha escrito, intitulado `Por uma Democracia Anticapitalista`", ob ra que se tornou "fundamental para compreender o que devia ser o futuro da socie dade portuguesa".

"De regresso à Guiné, apresentei o livro na primeira reunião do Movimen to dos Capitães, em Agosto de 1973, e isso alargou a nossa discussão, que até aí era sobretudo de ordem corporativa, e deu-nos a conhecer as várias necessidades dos portugueses", revelou o coronel, agora com 70 anos e na reserva.

Para Carlos Matos Gomes, "sem o saber, involuntariamente, Sottomayor Ca rdia teve assim um papel importante para o Movimento", pelo que "assinalar esse papel é uma singela homenagem dos Capitães de Abril no dia da sua morte".

Carlos Matos Gomes, que a 26 de Abril de 1974 integrava as acções do Mo vimento das Forças Armadas na Guiné, revelou ainda à Lusa que, mais de trinta an os passados sobre a Revolução dos Cravos, "os portugueses estão como querem e me recem".

"O que os Capitães queriam era dar aos portugueses o direito a serem se nhores do seu destino, vivendo em democracia, e isso, quer se goste mais ou meno s da situação política actual, continua a ser possível", concluiu.

Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia, fundador do PS, ex-deputado, ex-m inistro da Educação de Mário Soares e resistente anti-fascista, morreu sexta-fei ra, com 65 anos, vítima de doença prolongada e o seu funeral realiza-se às 15:00 de hoje para o cemitério de Carnide, em Lisboa.


PUB