Seis desalojados devido ao mau tempo em Portugal

por Lusa
O mau tempo já está a condicionar a população Mário Cruz - Lusa

Seis pessoas ficaram desalojadas por causa do mau tempo, em Portugal Continental.

Em Montemor-o-Novo uma família de 3 pessoas teve de ser realojada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, segundo a Agência Lusa, por causa de uma inundação Um casal de idosos foi realojado em casa de familiares no concelho de Arraiolos, também, em Sines uma pessoa teve de ser realojada.

Em Sines a pessoa ficou desalojada devido à falta de condições de segurança da habitação após uma ocorrência de movimento de massa, referiu à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

As regiões de Lisboa, Setúbal e Alentejo Litoral estão a ser as mais afetadas devido ao mau tempo, que causou em Portugal Continental 217 ocorrências até às 20h00 de terça-feira, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Ocorrências em catadupa

Registaram-se também 39 ocorrências por limpezas de via, 32 quedas de árvore, oito quedas de estruturas e cinco movimentos de massa, apontou a mesma fonte da ANEPC.

As ocorrências registaram-se maioritariamente ao final do dia de terça-feira e as regiões mais afetadas foram a Península de Setúbal, Grande Lisboa e Alentejo Litoral, explicou ainda.

Estiveram envolvidos nestas ocorrências 848 operacionais, apoiados por 277 meios terrestres.

Sete distritos de Portugal continental (Lisboa, Setúbal, Évora, Faro, Santarém, Leiria e Beja) estiveram sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Castelo Branco e Portalegre esteve sob aviso laranja devido à chuva até às 00h00 de quarta-feira, passando a aviso amarelo até às 3h00.

Porto, Guarda, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, estão sob aviso amarelo de chuva “por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoadas” até às 3h00 de quarta-feira.

Em Viseu, Aveiro, Coimbra, Santarém, Leiria, Beja, Évora e Faro, o aviso amarelo em Viseu vigora até às 00h00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



PUB