O posto de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) em Lisboa vai passar a abrir aos sábados para entregar as renovações de Autorizações de Permanência em atraso.
Segundo explicou à Agência Lusa fonte do SEF, a abertura deste posto de atendimento aos sábados vai permitir renovar 200 a 250 autorizações de permanência por cada dia de trabalho.
A medida insere-se no "plano de revitalização do atendimento ao público" do SEF e permite recuperar a lista de espera das renovações das autorizações de permanência, que passam a poder ser feitas no próprio dia.
De acordo com o SEF, no posto de atendimento do CNAI é utilizado um modelo de agendamento que garante que cada cidadão seja atendido no dia marcado sem necessidade de mais deslocações, salvaguardando as situações de urgências.
Criadas em 2001, as autorizações de permanência, título válido por um ano mediante a apresentação de contrato de trabalho, foram emitidas até 2003.
Actualmente o SEF apenas está a proceder à renovação das autorizações já dadas, uma vez que os imigrantes que entram em Portugal deverão agora ter visto de trabalho passado por um Consulado português do país de origem.
As autorizações de permanência podem ser renovadas durante cinco anos, altura em que o imigrante pode pedir a autorização de residência.
No âmbito de plano de revitalização do atendimento ao público, o SEF mantém aberta desde o passado dia 16 a Direcção Regional de Lisboa para entregar as autorizações de residência em atraso.
CMP.
Lusa/Fim