Santa Maria e São José concentram urgências de gastro e urologia em Lisboa

por RTP
A rotação entre os dois centros hospitalares é semanal Pedro A. Pina - RTP

A partir desta segunda-feira, em Lisboa, só os hospitais de Santa Maria e São José asseguram as urgências de gastroenterologia e urologia. Durante o dia, ambos os serviços funcionam das 8h00 às 20h00. À noite, passam a funcionar em regime rotativo.

A rotação entre os dois centros hospitalares é semanal. Em urologia, o pólo que não estiver ativo no período noturno mantém-se de prevenção e continua a dar apoio a utentes internados e àqueles que estiverem em urgência extrema; na gastroenterologia, os médicos vão estar também em prevenção.

O modelo foi anunciado na passada sexta-feira pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
Telejornal de 5 de maio de 2023

A estrutura havia apresentado, no início de março, a reorganização da rede de urgências de pediatria das unidades hospitalares de Lisboa e Vale do Tejo. Faltava levar a cabo a reorganização de urgências metropolitanas das especialidades de gastroenterologia e urologia.

Ouvido pela equipa de reportagem da RTP no Hospital de Santa Maria, na manhã desta segunda-feira, Rui Tato Marinho, diretor clínico do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, explicou os contornos desta reorganização.
"Acho que se pode dizer aos cidadãos que vão ter 24 sobre 24 horas, todos os dias do ano, médicos muito especializados, que não são muitos, são profissionais muito raros, mas disponíveis 24 sobre 24 horas para a população portuguesa", sublinhou o responsável, para enfatizar, adiante, que "o esquema básico é a prevenção".

Em pediatria, fecham à noite, desde o início de abril, as urgências dos hospitais de São Francisco Xavier, em Lisboa, Beatriz Ângelo, em Loures, e do Centro Hospitalar do Oeste.A Área Metropolitana de Lisboa é composta por 18 municípios agrupados em duas sub-regiões – a Grande Lisboa e a Península da Setúbal.


Desde o início de fevereiro está também em vigor a Rede Nacional de Serviços de Urgência de Psiquiatria da infância e da adolescência, abrangendo três equipas designadas por Norte, Centro e Região de Lisboa e Vale do Tejo, Região do Alentejo e Região do Algarve. Pressupõe a presença física de uma equipa dedicada sete dias por semana, entre as 8h00 e as 20H00, com a última admissão às 19h00.À noite, crianças e jovens são avaliados e orientados pelas urgências pediátricas gerais.


Quanto às urgências de psiquiatria, a direção executiva do SNS pôs em prática uma reorganização de serviços que mantém a presença física noturna no Porto, em Lisboa e em Coimbra, aumentando também as respostas, durante o dia, em Guimarães, Viana do Castelo e Cascais.

Em dezembro, havia sido anunciada a partilha de recursos entre diferentes hospitais no que diz respeito às urgências de ginecologia e obstetrícia no Natal e no ano novo, funcionamento em rede que se mantém.

c/ Lusa
Tópicos
PUB