O Papa Francisco nomeou hoje o padre Rui Gouveia, de 49 anos, como novo bispo auxiliar de Lisboa, estando a ordenação episcopal já agendada para 16 de fevereiro, informou o Patriarcado.
O patriarca de Lisboa deu já as boas-vindas ao seu novo bispo auxiliar, assegurando que Rui Gouveia vai para o Patriarcado para "trilhar caminhos de santidade e de serviço aos irmãos".
Por sua vez, Rui Gouveia, numa saudação ao Patriarcado de Lisboa, apresenta-se "como discípulo e servo de Jesus".
"Discípulo porque creio que Jesus leva-me até Lisboa para reconhecer e conhecer o seu Rosto e continuar como filho de Deus esta peregrinação até ao Céu. Servo para trabalhar com a simplicidade e sinceridade do Evangelho nesta extraordinária porção do povo de Deus", afirma.Rui Augusto Jardim Gouveia nasceu a 17 de abril de 1975 em Joanesburgo, África do Sul, filho de uma família originária de Santana, na Ilha da Madeira.
É licenciado, desde 2001, em Química Tecnológica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo ingressado depois no Seminário Maior de São Paulo, em Almada, diocese de Setúbal, e frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde se licenciou em Teologia.
Em 6 de julho de 2008 foi ordenado padre, após o que estudou Teologia Catequética, na Universidade de San Dámaso, e Espiritualidade Bíblica, na Universidade de Comillas, ambas em Madrid.
Foi vigário paroquial da paróquia do Divino Espírito Santo, no Montijo, colaborador do pré-Seminário, passando depois a diretor do Pré-Seminário.
De 2017 a 2024, foi Reitor do Seminário de São Paulo, em Almada.
Em 21 de abril de 2024, foi nomeado vigário-geral da diocese de Setúbal e padre na Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, da qual tomou posse canónica em setembro.