Rotatividade. Afinal as urgências das maternidades de Lisboa não fecham no verão

por RTP
DR

Foi uma medida pré-anunciada, que gerou muita polémica, e que, sabe-se agora, já não avança. O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garante que as urgências das maternidades de Lisboa vão estar todas abertas durante o verão. A ideia de rotatividade caiu por terra.

A possibilidade de encerrar, de forma rotativa, um dos quatro serviços de urgência, para responder à falta de médicos, chegou a estar em cima da mesa.

Mas depois das críticas dirigidas ao Governo e ao Ministério da Saúde, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vem agora garantir que tudo vai ficar na mesma.

"Essa questão está completamente afastada", disse Luís Pisco. "Portanto, essa rotatividade não vai acontecer".

De acordo com este responsável, "as pessoas podem estar tranquilas" uma vez que "as quatro maternidades da cidade e obviamente todas as outras funcionarão como é normal em qualquer altura do ano".

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não prevê "qualquer problema no verão".

Para resolver a questão da falta de médicos, que levou a que fosse ponderada a rotação das urgências, Luís Pisco diz que houve "um enome trabalho conjunto dos cinco hospitais, principalmente dos diretores clínicos, com uma grande solidariedade e um grande profissionalismo" que conseguiram com os "diretores de serviço que os médicos preencham as escalas".

Alguns do médicos, adiantou, podem até fazer "serviços noutros hospitais próximos. Portanto vai haver contratação desse serviço externo de verão".
Tópicos
PUB