A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai colocar açudes de madeira nas linhas de água que vão para o rio Vouga. O objetivo é reter "as cinzas causadas pelos incêndios sobre a captação de água do Carvoeiro, que abastece toda a região de Aveiro", explicou o presidente da APA.
Pimenta Machado assegura que as situações mais preocupantes nas captações de água vão ser submetidas a intervenções de emergência, estando a ser efetuado "um trabalho de grande articulação com os municípios".
Também à margem desta reunião, a ministra do Ambiente e Energia disse que está a ser feito o levantamento da situação em parques e zonas protegidas e também a situação dos resíduos resultantes de incêndios nos leitos de água. Avaliações, no âmbito da 'task-force' anunciada pelo primeiro-ministro, para registar tudo aquilo que “precisa de uma intervenção urgente".
Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingiram desde domingo, 14, o Norte e o Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios e declarou esta sexta-feira dia de luto nacional.
c/Lusa