Réplica das "Portas da Cidade" de Ponta Delgada em Fall River

por Agência LUSA

A presidente da câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, e o "mayor" Ed Lambert participaram sábado nas cerimónias do lançamento da primeira pedra da réplica do monumento "Portas da Cidade", a erigir na cidade de Fall River, nos EUA.

"A construção de uma réplica das nossas `Portas da Cidade` reveste-se de um enorme significado simbólico para a comunidade açoriana, pois localiza-se numa zona compreendida entre o parque onde decorrem anualmente as Grandes Festas do Espírito Santo e a `Ponta Delgada Boulevard`", salientou Berta Cabral.

A autarca micaelense lembrou que "Fall River é a cidade mais açoriana de todos os Estados Unidos", sublinhando que "Ponta Delgada nunca se esquece dos seus filhos".

Por sua vez, o "mayor" Edward Lambert considerou o monumento, bem como a praceta que será construída, "como um marco de significado muito especial para a comunidade portuguesa, que deve ser visto como um símbolo do espírito de cooperação entre as cidades-irmãs de Fall River e Ponta Delgada".

As "Portas da Cidade" constituem o ponto fulcral de uma praceta a ser construída numa parcela de terreno à beira-rio, anexa à Ponta Delgada Boulevard.

O projecto, que deverá estar concluído no final do Verão, conta com o patrocínio de 16 empresas de São Miguel, dos dois municípios e da comunidade açoriana, que vai proceder a uma campanha de angariação de fundos para reunir os cerca de 100 mil euros necessários para o arranque das obras.

Fall River e Ponta Delgada são cidades geminadas desde 1978 e mantêm fortes laços de amizade que levaram o "mayor" Lambert a dar o nome de "Ponta Delgada Boulevard" a uma artéria da cidade, depois de Ponta Delgada ter dado o nome de Fall River a uma das suas ruas.

PUB