A queda de uma pequena aeronave na Estrada Nacional 125, perto de Lagos, provocando um ferido grave, foi o sexto acidente com meios aéreos ocorrido este ano em Portugal.
A aeronave caiu às 16:50 no sítio do Telheiro, próximo de Chinicato (La gos) e obrigou à interrupção da circulação em ambos os sentidos na EN-125, em La gos.
A 20 de Agosto, um ultraleve caiu ao largo da Boca do Inferno, em Casca is e provocou dois mortos.
A aeronave, que ficou submersa a 24 metros de profundidade após o acide nte, foi retirada do mar no dia seguinte.
Os corpos dos dois tripulantes - um instrutor de voo e um aluno - foram resgatados antes da retirada do aparelho do mar.
Em Junho, um parapente com motor caiu na Serra do Marão causando a mort e ao único tripulante.
Pouco depois da queda do parapente, o motor do engenho voador explodiu, dando origem a um incêndio de grandes proporções.
A vítima mortal foi um cidadão luxemburguês, de 53 anos.
No passado dia 10 de Maio, uma avioneta fez uma má aterragem no Aeródro mo de Vila Real, causando um ferido ligeiro.
Uma fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros referiu que a av ioneta, proveniente de Chaves, terá efectuado a aterragem antes da pista, o que a levou a embater contra uns arbustos.
Um mês antes, a 10 Abril, outro parapente caiu na Praia do Salgado, con celho da Nazaré, causando ferimentos graves numa mulher de nacionalidade espanho la de 44 anos, segundo informaram na altura os Bombeiros.
No passado dia 11 de Janeiro, um avião ligeiro Cessna 150 M fez uma ate rragem de emergência perto do Guincho, Cascais, causando ferimentos ligeiros nos dois tripulantes.
"Tratou-se de uma aterragem de emergência", disse na altura o director do GPIAA, coronel Anacleto dos Santos.
O aparelho, que ficou destruído, pertencia a uma das escolas de aviação de Cascais.
Em 2005 ocorreram em Portugal dois acidentes graves com aeronaves, um e m Arganil e outro em Espinho.
Um ultra-leve despenhou-se em Maio do ano passado em Vinhó, Arganil, ca usando a morte aos dois ocupantes.
No mês seguinte, uma avioneta colidiu com um automóvel na estrada que a travessa uma zona não operacional da pista do Aeródromo de Espinho, de que resul tou a morte do piloto do aparelho e do condutor do veículo.