Quatro em cada cinco (79%) pessoas com 85 anos ou mais de idade já se vacinaram contra a gripe este ano, segundo a estimativa da monitorização da campanha de vacinação hoje divulgada.
Da população vacinada com 65 ou mais anos de idade, 81,8% é do Algarve, 80,1% da região Norte, 76% da Região Autónoma da Madeira, 80,1% da área metropolitana de Lisboa, 67% da zona Centro, 62,7% do Alentejo e 62,5% da Região Autónoma dos Açores.
As estimativas do vacinómetro indicam que 71,3% dos portadores de doença crónica já se vacinaram contra a gripe. A sub-análise realizada indica que terão já tomado a vacina da gripe 73,4% das pessoas com diabetes, 72,1% da população com doença cardiovascular e 72,2% das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).
Os dados revelam ainda que 59% dos portugueses com 60 ou mais anos de idade também já se vacinaram, sendo que, mais de metade (51%) se vacinou por recomendação do médico e 31% por iniciativa própria, porque procura estar protegido.
A terceira vaga do vacinómetro indica que se vacinaram quase metade (45%) dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes, enquanto nas grávidas a cobertura vacinal sobe até aos 64%. Destas, 70% fizeram-no por recomendação do médico.
Do total do grupo de vacinados, na amostra estudada, os principais motivos que os levaram a vacinar-se foram a recomendação do médico (46,9%), iniciativa própria para estar sempre protegido (21,9%), no contexto de uma iniciativa laboral (20,2%), por saber que faz parte de um grupo de risco para determinada doença (5,9%) e por ter recebido notificação de agendamento pelo Serviço Nacional de Saúde (4,5%).
Citado no comunicado, o pneumologista Filipe Froes, do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, afirma que, comparando com os resultados da 3.ª vaga do ano passado, que aconteceu mais tarde, "o ritmo de vacinação está neste momento mais acelerado do que no ano passado", destacando que Portugal está "muito perto" de atingir a meta de 75% proposta pela OMS para pessoas com mais de 65 anos.
O especialista destaca igualmente a "adesão massiva" à vacinação por parte das pessoas com 85 ou mais anos de idade, que está pela primeira vez a receber de forma gratuita a vacina de dose elevada, nos centros de saúde.
"A vacinação contra a gripe e mesmo contra a Covid-19 confirmaram mais uma vez o excelente registo de segurança", acrescentou.