Quadro "Descida da Cruz" de Domingos Sequeira fica no museu Soares dos Reis

por Antena 1

Descida da Cruz (1827) - Domingos Sequeira

O famoso quadro "Descida da Cruz", do pintor Domingos Sequeira, vai ficar em exposição no Porto, no Museu Soares dos Reis. O anúncio é feito pela Fundação Livraria Lello, que comprou esta obra de arte datada do ano de 1827.

No final do ano passado, esta pintura esteve envolta em polémica, porque a obra acabou por sair de Portugal com a autorização da Direção-Geral do Património Cultural, contrariando pareceres de especialistas.

O Estado português ainda tentou comprar o quadro de volta, mas sem sucesso. Acabou por ser um investidor privado, a Fundação Livraria Lello a conseguir adquirir a pintura e a trazê-la de volta ao país.

A presidente da Fundação, Rita Marques, diz à Antena 1 que a partir de junho a "Descida da Cruz" vai para o Museu Soares dos Reis, mas antes disso o quadro ainda vai estar exposto no Mosteiro de Leça do Balio.

Rita Marques assegura que o compromisso é que o quadro circule por museus nacionais e internacionais.
A presidente da Fundação Livraria Lello acredita que este resgate do quadro é uma mais valia para Portugal pela raridade de obras de pintores como Domingos Sequeira.
O protocolo é assinado no dia 18 de maio, pelas 10h30, no Mosteiro Leça do Balio, e a partir da uma da tarde o quadro estará exposto.

Quem quiser ver a obra deve inscrever-se em www.fundacaolivralialello.pt.

Domingos Sequeira é considerado como o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX.
PUB