PSP tem referenciados 36 bairros problemáticos na zona de Lisboa

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 09 Mar (Lusa) - A Polícia tem referenciados 36 bairros problemáticos na zona da Grande Lisboa, que apresentam "algum risco e ameaça à ordem pública", disse hoje o director nacional da PSP.

À margem de uma reunião da Confederação Europeia de Polícia (EuroCOP), Oliveira Pereira adiantou que a Polícia de Segurança Pública identificou "36 bairros de risco" na zona de Lisboa e fez uma análise sobre o tipo de criminalidade, ameaças e riscos existentes.

Sobre o tiroteio de domingo nas Olaias, em Lisboa, o director nacional da PSP classificou a situação "como um caso pontual", não existindo "motivo de grande preocupação".

Oliveira Pereira frisou que estas questões ocorrem também em outros locais que não só nestes bairros e "não têm tendência a generalizar-se".

"Foram várias pessoas que se desentenderam. Não é nenhum barril de pólvora", sublinhou, acrescentando que a polícia "é perfeitamente competente" para resolver estas "questões pontuais".

Segundo o director nacional da PSP, neste momento já "há vários suspeitos" de terem participado no tiroteio nas Olaias, estando a polícia a investigar.

"A curto prazo" a polícia poderá "dar alguma informação", adiantou.

Oliveira Pereira confirmou a detenção de um indivíduo por posse ilegal de armas.

O Comando Metropolitano de Lisboa anunciou hoje ao início da tarde a detenção de um homem de 26 anos suspeito de participar no tiroteio de domingo nas Olaias, em Lisboa, na posse de uma arma carregada com munições.

O homem foi detido às 23:30 de domingo em Carnaxide, por polícias da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Oeiras, vestidos à civil, que o reconheceram "de algumas entrevistas televisivas" sobre os distúrbios nas Olaias.

O suspeito, detido num "local referenciado por tráfico de armas", tinha consigo uma pistola Magnum .32, com seis balas, para a qual não tinha qualquer tipo de licença e foi a tribunal hoje de manhã para julgamento em processo sumário.

Ao fim da tarde de domingo foram ouvidos vários disparos no bairro, relativos a uma disputa que teve a ver com uma habitação, segundo o presidente da Junta de Freguesia do Alto do Pina.

O policiamento no bairro foi reforçado por parte da Unidade Especial de Polícia, através do Corpo de Intervenção, deslocado para o local para restabelecer a ordem pública.

CMP.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB