A PSP realizou esta tarde uma operação na zona do Martim Moniz, em Lisboa. Foi detida uma pessoa que estaria na posse de uma arma branca e estupefacientes. Foram ainda apreendidos cerca de 100 artigos contrafeitos e 4.600 euros.
Num comunicado enviado às redações, a Polícia de Segurança Pública (PSP) explicava a meio da tarde que esta operação tinha como objectivo "aumentar o sentimento de segurança" da população em locais tidos como de maior risco.
Os elementos policiais envolvidos na operação procuravam ainda fazer cumprir seis mandados de busca não-domiciliários.
A operação especial da PSP visou também a detenção de suspeitos e apreensão de armas ilegais.
"É expectável que a operação potencie a segurança e tranquilidade públicas junto dos cidadãos nos locais referidos, bem como nas suas zonas envolventes, e permita controlar, detetar, localizar, apreender e prevenir a introdução, ou verificar a regularidade da situação de armas, seus componentes ou munições", explicou a PSP.
O "forte dispositivo" passou a pente fino veículos e transportes públicos, bem como locais considerados e avaliados de maior risco, como por exemplo cafés, associações.
A "operação de prevenção criminal" começou pelas 15 horas e terminou ainda antes da seis da tarde, levando ao corte do trânsito na Rua do Benformoso, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa.
A sub-comissário Ana Ricardo, do Comando Metropolitano da PSP, explicou à RTP que a operação foi espoletada pelo facto de terem sido detetadas "ocorrências envolvendo armas brancas e outras armas proibidas".
A fiscalização da PSP foi coordenada com o DIAP de Lisboa.