Reportagem

Pedro Nuno Santos é novo secretário-geral do PS

por Ana Sofia Rodrigues, Inês Moreira Santos - RTP

O nome do sucessor de António Costa na liderança do Partido Socialista já foi escolhido pelos militantes. Pedro Nuno Santos foi eleito secretário-geral do PS com 62% dos votos. José Luís Carneiro obteve 36% dos votos, enquanto Daniel Adrião conseguiu 1%.


Miguel A. Lopes - Lusa

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
por RTP

Resultados finais. Pedro Nuno Santos eleito secretário-geral com 62% dos votos

Pedro Nuno Santos foi eleito secretário-geral do PS, com 24.080 votos, 62%, nas eleições diretas realizadas entre sexta-feira e este sábado.

José Luís Carneiro foi o segundo mais votado, com 14.868 votos, correspondentes a 36%, e Daniel Adrião ficou em terceiro lugar, com 382 votos, 1%.
PUB
por RTP

Pedro Nuno Santos quer um "Portugal inteiro" e um PS unido

Na primeira declaração como secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos agradeceu aos militantes, aos "adversários circunstanciais" e a António Costa.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Pedro Nuno Santos está a concretizar "sonho" de um Portugal inteiro

Questionado sobre se era um sonho antigo ser secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos respondeu que o seu sonho “sempre foi ter um país decente, um país com menos desigualdade, onde todas as pessoas se sentissem parte, sentissem que contavam”. 

“Essa sempre foi a minha luta: construir um Portugal inteiro. E esse sonho estou a concretizar com os meus camaradas”, disse o socialista.
PUB
por RTP

PS não quer "um país a arrastar os pés"

Referindo-se ao desemprego, aos problemas no Serviço Nacional de Saúde e a outras questões que diz não estarem bem em Portugal, Pedro Nuno Santos declarou ainda que o PS não quer "um país a arrastar os pés".
PUB
por RTP

Novo secretário-geral quer um "Portugal inteiro"

Elogiando ainda o trabalho do mandato do antecessor, António Costa, o eleito líder socialista recordou que, apesar dos avanços dos últimos governos do PS, “não está tudo bem”.

“Há ainda muito trabalho para fazer em Portugal. Nós somos os primeiros a olhar para o país e a perceber o que não está bem e o que ainda é preciso fazer. Somos um partido ambicioso, que não se resigna perante as dificuldades e tem consciência daquilo que ainda se vive em Portugal”, continuou.

“O lema da nossa candidatura é ‘Portugal inteiro’ e não é por acaso”, acrescentou, frisando que o PS quer um país “onde todos têm lugar, onde ninguém é esquecido, onde ninguém é invisível, onde ninguém fica para depois”.
PUB
Momento-Chave
por RTP

"Agradecimento profundo" e "orgulho imenso" em António Costa

Pedro Nuno Santos quis deixar também uma “palavra de profundo agradecimento ao nosso ainda primeiro-ministro” e secretário-geral do PS, nos últimos nove anos.

“Temos um orgulho imenso nele, um orgulho imenso no trabalho que realizou. Eu tenho muito orgulho em ter estado com ele desde a primeira hora até ao último dia da sua liderança. Um orgulho imenso nos resultados da sua governação”, declarou o sucessor de António Costa.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Pedro Nuno Santos agradece a adversários, apelando à unidade e a "um partido inteiro"

Agradecendo a todos a apoiantes e militantes que “trabalharam” na sua candidatura, Pedro Nuno Santos frisou o legado do PS e recordou Mário Soares.

“Somos todos herdeiros de todos os fundadores do Partido Socialista, de todos os secretários-gerais do Partido Socialista”, disse. “No próximo ano faria 100 anos o eterno militante número um, o nosso querido Mário Soares”.

Nas palavras do novo secretário-geral eleito, Mário Soares “personifica bem esta força dos socialistas, esta vontade de mudar, esta vontade de transformar, esta ambição de termos um país melhor”.

Pedro Nuno Santos dirigiu-se ainda aos dois adversários, agradecendo por fazerem “por este partido o grande partido que é” e por contribuírem para o debate interno.

“Contamos obviamente com eles para trabalharmos a unidade que sempre caracterizou o PS”, acrescentou ainda, referindo-se a José Luís Carneiro e a Daniel Adrião.

“É um partido inteiro que queremos daqui para a frente”.
PUB
por RTP

"Partido Socialista foi, é e continuará a ser o maior partido político em Portugal”

Na primeira declaração como secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos começou por agradecer aos militantes socialistas pelo ato eleitoral.

“As minhas primeiras palavras, como não podia deixar de ser, são para os militantes do Partido Socialista, para todos os militantes do PS”, começou por dizer, após os resultados oficiais das eleições diretas do partido.

“Aos milhares de militantes do Partido Socialista que participaram neste ato eleitoral e mostraram, mais uma vez, que o Partido Socialista foi, é e continuará a ser o maior partido político em Portugal”.

O candidato vencedor nas eleições diretas do PS, acrescentou ainda que este é o partido que “representa bem” o povo português e que “mostrou, mais uma vez, estar à altura das circunstâncias”.
PUB
Momento-Chave
por RTP

"É uma grande vitória, uma grande alegria", diz Pedro Nuno Santos

À chegada à sede do Partido Socialista, no largo do Rato, Pedro Nuno Santos admitiu que esta "é uma grande vitória, uma grande alegria".
PUB
por RTP

Pedro Nuno Santos consegue 62% dos votos

Os resultados foram apresentados por Pedro do Carmo, presidente da comissão organizadora do Congresso, quando faltam apurar 83 delegados, mas que isso não interfere com as percentagens apresentadas.

Pedro Nuno Santos conseguiu 24080 votos, o que corresponde a 62% dos votos. José Luís Carneiro conseguiu 14868 votos, ou seja, 36% dos votos.

Daniel Adrião teve 382 votos.

Votaram 40 mil militantes.

PUB
Momento-Chave
por RTP

"Manifestei disponibilidade para servir o PS", garante José Luís Carneiro

O candidato a secretário-geral derrotado diz que "a partir de hoje, somos todos socialistas".

O candidato à liderança do PS José Luís Carneiro afirmou hoje que se estivesse preocupado com a sua carreira política talvez não tivesse avançado para a corrida, sem esclarecer o que pretende fazer a seguir.

“Agora é a vez do Pedro Nuno Santos”, defendeu Carneiro, quando questionado pelos jornalistas sobre a razão de abandonar o Rato e não esperar pelo novo secretário-geral do partido. Pede mesmo que não seja dada essa interpretação à sua saída, dizendo que vai ter com os seus apoiantes no hotel onde estava antes da declaração política.

Assegura que vai participar na campanha das eleições legislativas. “Sou um militante muito ativo”, diz.
PUB
por RTP

José Luís Carneiro presta homenagem a António Costa. "Deixa uma marca que nos honra a todos"

PUB
por RTP

José Luís Carneiro já reage à derrota e defende que "alcançou um notável resultado"

O candidato defende que a sua candidatura foi um "amplo movimento que se constituiu" e alerta que cabe agora a Pedro Nuno Santos assegurar a unidade e a pluralidade, dizendo estar disponível para ajudar o PS.

"Esta candidatura alcançou um notável resultado. Não tendo sido maioritária teve dos mais elevados resultados das candidaturas não ganhadoras que se desenvolveram até hoje. Já pude falar com o meu camarada Pedro Nuno saudando-o pela vitória", referiu.

O ainda ministro da Administração Interna considerou que a sua candidatura, assumida na Comissão Política do PS logo após o anúncio de eleições antecipadas pelo Presidente da República, foi um ato "que teve um significado muito profundo" também para as futuras gerações, afirmando que "não há inevitabilidades na vida democrática".
PUB
Momento-Chave
por RTP

José Luís Carneiro já deu os parabéns a Pedro Nuno Santos

De saída do hotel onde estava para se dirigir ao Largo do Rato para a declarações política, o candidato apenas quis adiantar que já deu os parabéns a Pedro Nuno Santos, o novo secretário-geral do PS. Fala de uma "lucidez serena" para o seu próprio futuro no partido.

PUB
por RTP

José Luís Carneiro venceu três federações

Das contagens preliminares sabe-se já que José Luís Carneiro venceu três federações. De acordo com os resultados que têm sido divulgados também em Viseu, o candidato Pedro Nuno Santos venceu com 67,76 por cento dos votos. Já na Madeira, foi José Luís Carneiro que obteve a maioria dos votos, com 59 por cento.
PUB
por RTP

"Há um vencedor claro e inequívoco", diz Eurico Brilhante Dias

O deputado, que apoiou José Luís Carneiro, diz que não há resultados dececionantes em democracia e que a candidatura do atual MAI à liderança do PS só veio "adicionar" valor ao partido, fazendo com que os socialistas vão mais fortes para as eleições legislativas antecipadas.

PUB
por RTP

Pedro Nuno Santos vence 17 federações

O candidato venceu as federações do Porto, Braga, Santarém, Baixo Alentejo e Algarve. José Luís Carneiro venceu três federações.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Pedro Nuno Santos é o novo secretário-geral do PS

Pedro Nuno Santos é o novo líder socialista, segundo as contagens já realizadas nas distritais. De acordo com os resultados até agora apurados, o candidato socialista conseguiu 58,4 por cento dos votos.

As contagens de votos estão, no entanto, ainda a decorrer.
PUB
por RTP

Resultados preliminares apontam para vitória de Pedro Nuno Santos

De acordo com resultados preliminares, venceu também nas distritais de Braga, Santarém, Algarve e Beja. As primeiras sondagens, divulgadas na sexta-feira, indicavam uma vantagem de Pedro Nuno Santos. As votações no primeiro dia decorreram nas federações da Área Urbana de Lisboa, Regional Oeste, e nas federações distritais de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
PUB
Momento-Chave
Sucessor de António Costa conhecido ao fim da noite de hoje
por RTP

Nome do novo líder socialista conhecido antes da meia noite

O nome do sucessor de António Costa na liderança do PS deverá ser conhecido ao fim da noite de hoje, quando encerrarem as urnas após dois dias de votações. A eleição direta do líder socialista começou na sexta-feira e termina este sábado, tendo sido chamados às urnas cerca de 60 mil militantes.
PUB