Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

PS Açores vai votar contra programa do Governo da coligação que venceu eleições

por Lília Almeida - Antena 1

Eduardo Costa - Lusa

Os socialistas açorianos vão votar contra o programa do Governo de coligação que venceu as eleições de domingo, nos Açores. A coligação liderada por José Manuel Bolieiro foi a mais votada, mas não conseguiu a maioria absoluta.

Cinco dias após as eleições, Vasco Cordeiro, líder do PS Açores, o maior partido da oposição clarifica os próximos passos e anuncia que não vai viabilizar o programa do Executivo Regional.

No passado domingo, quando foram conhecidos os resultados das eleições regionais, José Manuel Bolieiro, líder da coligação PSD, CDS-PP e PPM garantiu que iria governar com maioria relativa nos próximos quatro anos.

Com o voto contra confirmado hoje pelos socialistas, a coligação fica dependente de outros partidos.

De relembrar que o CHEGA conseguiu cinco mandatos.

Tanto o Bloco de Esquerda, como a Iniciativa Liberal e o PAN elegeram apenas um deputado.

Ouvida na Antena Aberta, da Antena 1, a politóloga Paula Espírito Santo considera que o PS não tinha outra alternativa que não fosse votar contra um governo de coligação nos Açores, até porque tem que se demarcar da AD na pré-campanha no continente.
Quanto ao líder do CDS/PP, Nuno Melo, acredita que apesar do chumbo do PS a coligação de direita vai conseguir governar.

Ouvido pela Antena 1, Nuno Melo diz que lamenta que os socialistas continuem a tomar atitudes que apenas levam ao crescimento da extrema-direita em Portugal.

PUB