Protesto TVDE. Motoristas manifestam-se em Lisboa por melhores condições de trabalho

por RTP

Os operadores de TVDE estão a manifestar-se esta quarta-feira em Lisboa com uma marcha lenta. Exigem melhores condições de trabalho e também mais fiscalização desta atividade.

O protesto de marcha lenta e "buzinão" pela cidade de Lisboa envolveu cerca de 80 veículos num percurso desde o Parque Tejo até ao Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Os manifestantes pedem a revisão da lei que está em vigor desde 2018 e a melhoria das tarifas oferecidas pelas plataformas.

Em declarações à RTP, Isidro Miranda, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), denuncia o regime de dumping que, afirma, rege o trabalho nestas plataformas. Ou seja, trabalhar "abaixo do exercício de custo" o que é "literalmente ilegal".
Fala também de situações de motoristas "que é impossível terem tirado a carta para poderem trabalhar neste setor". Isidro Miranda relembra a proposta de lei entregue pelo STRUP em que se prevê a necessidade, não só de fazer o curso, mas também a realização de um exame de português para poder trabalhar como motorista.

Nas últimas semanas, têm surgido notícias que dão conta de que há motoristas imigrantes a dormir em malas de carro e a trabalhar para o pagamento de dívidas a grupos criminosos ou traficantes de seres humanos.

Com este protesto, os profissionais da TVDE querem reclamar a actuação das autoridades para travar estes casos entre os trabalhadores nestas plataformas de transporte de passageiros.
PUB