Foto: Pedro A. Pina - RTP
A Proteção Civil registou, a partir das 0h00 desta terça-feira, cerca de 400 ocorrências, sobretudo na zona de Lisboa e Setúbal, devido à chuva e ao vento forte. A maioria dos problemas diz respeito a quedas de árvores e inundações.
As autoridades alertam ainda para a possibilidade de inundações momentâneas, que podem condicionar a circulação automóvel, um pouco por todo o país.
Por causa da chuva, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real vão estar sob aviso laranja, a partir das 15h00. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para os efeitos de períodos de chuva e aguaceiros por vezes fortes.Quanto à ondulação, toda a costa portuguesa está hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado na escala, devido à agitação marítima forte.
No que respeita ao vento, com a exceção do Alentejo e Algarve, todo o território continental está sob aviso amarelo, desde a meia-noite e até às 18h00, com a previsão de rajadas até 75 quilómetros por hora.
As previsões de condições do tempo mais adversas, durante esta semana, levaram a Proteção Civil, no passado domingo, a alertar a população para a possibilidade de cheias e deslizamentos de terras.