Professores aprendem novo método de ensino através de experiências

por Agência LUSA

A escola americana e a Fundação Calouste Gulben kian promovem quarta-feira uma acção de formação para 40 professores num novo mé todo experimental para ensinar os alunos a aprender ciências através da prática.

A Carlucci American International School of Lisbon (CAISL), com o patro cínio da Fundação Calouste Gulbenkian, vai ensinar aos professores portugueses e ste método de ensino de ciências americano, que deverá depois ser introduzido pe los docentes nas suas aulas, anunciou a escola americana.

Designada "Extravagância de Ciências", a iniciativa consiste em ensinar experiências aos professores e pô-los a praticar, para que depois as transmitam aos alunos.

Em comunicado, a CAISL indica que estão previstas 12 actividades basead as no currículo português de ciências e que abrangem temas a abordar do primeiro ao sexto ano de escolaridade.

As mais variadas experiências decorrem em simultâneo e cada uma terá um a duração de 15 a 25 minutos, sendo que os participantes podem escolher as activ idades que mais lhes interessam e vão experimentando ao longo do evento.

Esta iniciativa é integrada num programa liderado por dois professores na Pensilvânia, Ken Mechling e Vickie Harry, que estarão presentes na "Extravagâ ncia de Ciências". Os professores da CAISL utilizam métodos de aprendizagem experimental e m ciências nas suas aulas, o que leva a que os alunos aprendam, através da práti ca, e não esqueçam.

De acordo com a CAISL, este método de ensino faz com que os alunos raci ocinem mais, pois "o cérebro questiona todo o processo e depois das experiências surgem as perguntas", abrindo-se espaço para a matéria teórica.

Os professores fazem logo a avaliação, verificando se o tema foi apreen dido ou não pelos alunos.

A acção de formação decorre no dia 10 de Maio, nas instalações da CAISL , em Sintra.

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