Professora foi agredida terça-feira numa escola secundária dos Olivais

por Agência LUSA

Uma professora foi agredida terça-feira na Escola Secundária Professor Herculano Carvalho, nos Olivais, em Lisboa, por um jovem que entrou no estabelecimento com outros dois adolescentes, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Educação (ME).

De acordo com o coordenador do Gabinete de Segurança do ME, os três adolescentes, que não frequentavam a escola, conseguiram entrar no estabelecimento e estavam a fazer barulho junto a uma sala de aulas quando a professora os abordou cerca das 12:20.

"A professora interveio, mandando-os calar, e um dos jovens deu- lhe uma bofetada. A situação é muito grave, embora não tenha causado lesões físicas, mas há sempre o trauma psicológico associado", explicou o coronel Jorge Parracho.

Contactado pela Lusa, o ME afirmou já ter pedido à Direcção Regional de Educação de Lisboa para avaliar as condições de segurança naquela escola, apesar de ter sido destacado para o estabelecimento de ensino um vigilante (antigo elemento da PSP) há apenas alguns meses.

A professora já apresentou queixa às autoridades e o caso está a ser investigado pela PSP.

Segundo o coordenador do Gabinete de Segurança, os jovens conseguiram fugir, depois de empurrarem a funcionária da portaria que tentou barra-lhes a saída.

Depois do incidente, foi destacado para a escola outro segurança, ainda que a título temporário, "enquanto a situação não estiver mais calma", adiantou Jorge Parracho.

"Vão ser apanhados. Há pistas que levam à identificação de alguns dos jovens", garantiu.

Segundo dados do próprio Gabinete de Segurança do ME, divulgados em Novembro, a violência escolar aumentou no ano lectivo de 2004/2005 com mais de 1.200 casos registados.

No total, foram contabilizados 1.232 ofensas à integridade física em estabelecimentos de ensino, que fizeram com que um total de 191 alunos, professores ou funcionários tivessem de receber tratamento hospitalar no passado ano lectivo.

PUB