Procuradora-geral da República quebra o silêncio na RTP

por RTP
José Sena Goulão - Lusa

A entrevista está marcada para esta segunda-feira, às 21h00, em simultâneo na RTP1 e RTP3. Pela primeira vez, Lucília Gago responde sobre os casos mais polémicos que envolvem o Ministério Público.

Desde logo o processo Influencer, que conduziu à demissão do António Costa, mas também as escutas prolongadas a políticos, a demora nas investigações, as violações do segredo de justiça e o combate à corrupção.

A procuradora-geral da República vai ser entrevistada pelo jornalista Vitor Gonçalves.

Lucília Gago deverá também ser ouvida no parlamento, ainda sem data marcada. Foi aprovado na passada quarta-feira o requerimento do Bloco de Esquerda para a audição da Procuradora, em sede de comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. A iniciativa foi aprovada por maioria, com a abstenção do Chega.

Lucília Gago pediu que a audição fosse adiada algumas semanas, devido ao atraso na elaboração do relatório do Ministério Público, que já deveria ter sido apresentado no passado mês de maio.

Na reunião da comissão de Assuntos Constitucionais, foi também salientado o caráter "de urgência" inerente ao requerimento do Bloco de Esquerda, indiciando que a audição se deverá realizar nas próximas semanas, antes da interrupção dos trabalhos parlamentares para férias do verão.
PUB