Processo criação da terceira diocese está parado - bispo de Baucau

por Agência LUSA

O processo de criação da terceira diocese de Timor-Leste "está parado", revelou hoje em Lisboa o bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, depois de uma audiência com o Presidente Jorge Sampaio no palácio de Belém.

"A perspectiva do Vaticano era fazer coincidir as zonas das dioceses com as zonas administrativas, só que o Governo timorense decidiu alterar as zonas [em que se divide o país], de três para cinco, e estamos à espera que as coisas fiquem mais definidas para se criarem as dioceses", explicou o prelado timorense.

A formação de uma terceira diocese, prevista para Same (distrito de Manufahi, no sul do país), é muito importante para a Igreja de Timor-Leste porque lhe permitirá formar uma Conferência Episcopal e, consequentemente, passar a ter a seu cargo a administração dos assuntos da religião católica no país.

Enquanto tal não acontecer, as duas dioceses do país, Díli e Baucau, terão de continuar a depender directamente da Santa Sé.

Na última visita a Portugal, em Junho, D. Basílio do Nascimento falava num processo que deveria demorar "dois a três anos" até se criar a diocese de Same, hoje já não falou em prazos.

"Neste momento, estamos na expectativa. A partir do momento em que haja uma clarificação da parte civil, do lado da Igreja acredito que se acelerará as tomadas de posição para que as coisas se efectivem", acrescentou.

PUB