O primeiro carro eléctrico de Portugal, e de toda a Península Ibérica, começou a circular há precisamente 110 anos no Porto, ao longo da Linha da Restauração, entre o Carmo e Massarelos.
Inaugurada a 12 de Setembro de 1895, aquela linha estendeu-se depois à Foz e Matosinhos e a partir dai, o eléctrico expandiu-se por outras zonas.
Até ao início dos anos sessenta o eléctrico foi mesmo o mais importante transporte publico da cidade, assinalou hoje a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
"A viagem inaugural do primeiro veículo eléctrico foi acompanhada com grande entusiasmo pelos portuenses que não quiseram deixar de estar presentes na cerimónia. Ao verificarem que a carruagem seguia pela Rua da Restauração acima como se deslizasse suavemente por um forte declive, todos se interrogavam sobre a origem de tal força que fazia mover os carros", lembra a STCP.
O "milagre invisível" era a electricidade, que fazia mover os eléctricos em total segurança e conforto.
Aliás, os primeiros veículos de tracção eléctrica não eram mais do que algumas pequenas carruagens, restauradas e adaptadas da tracção animal.
Um dos primeiros eléctricos a circular na cidade está exposto no Museu dos Transportes, no Porto, instituição que tem uma das mais importantes colecções de carros eléctricos da Europa.