Primeira operação ao tremor essencial decorreu no S.João do Porto

por Agência LUSA

O Hospital de S. João anunciou que efectuou com êxito, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia para tratamento do tremor essencial, uma doença altamente incapacitante.

Fonte do hospital acrescentou que o doente alvo desta intervenção, de 78 anos, encontra-se "em estado estável e apresenta resultados positivos".

O tremor essencial é uma doença altamente incapacitante, que impede os doentes de efectuar as mais simples tarefas do dia-a-dia, como alimentar-se, vestir-se ou escrever.

A doença afecta essencialmente a população com mais de 75 anos.

O director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de S. João, Rui Vaz, referiu que "existem em Portugal cerca de 300 casos desta doença, sendo previsíveis 84 novos casos por ano".

Com a aplicação desta nova técnica clínica - a cirurgia para tratamento do tremor essencial - o Hospital de S. João completa o leque de implementação das técnicas existentes para o tratamento cirúrgico das doenças do movimento.

A unidade hospitalar portuense foi também a primeira em Portugal a concretizar o tratamento cirúrgico da doença de Parkinson, tendo a primeira intervenção deste tipo sido efectuada em Outubro de 2002.

O Hospital de S. João também foi o primeiro a efectuar a primeira intervenção cirúrgica para tratamento das distonias, o que ocorreu em Dezembro último.

As distonias constituem um grupo de doenças caracterizado por espasmos musculares involuntários que produzem movimentos e posturas anormais, afectando várias partes do corpo, como os olhos, o pescoço ou as mãos.

PUB