A primeira fase do novo centro hípico da Associação Cultural de Apoio à Tauromaquia e Equitação (ACATE), de Viana do Castelo, deverá estar concluída no Verão, num investimento de 250 mil euros, informou hoje o presidente daquele organismo.
Segundo Henrique Pereira, o novo Centro Hípico já está a nascer junto ao Estádio Municipal Manuela Machado, na Meadela, passando as obras, nesta primeira fase, pela construção de 10 boxes, bancada e um picadeiro coberto.
"Neste momento, o principal problema da ACATE é precisamente a falta de um picadeiro coberto, o que inviabiliza as aulas de equitação no tempo de chuva e nos períodos nocturnos", disse à Lusa aquele responsável.
A segunda fase do novo Centro Hípico, orçada em 200 mil euros, avançará "quando houver dinheiro" e contemplará a construção de mais 18 boxes, sala de arreios, sala de medicina veterinária, um restaurante e a sede social da ACATE.
Criada há 12 anos, a ACATE proporcionou nos últimos anos sessões de hipoterapia a utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, de acordo com um protocolo celebrado entre os dois organismos.
"Este ano, e por causa da questão da mudança de instalações, estas sessões foram canceladas, mas serão retomadas logo que a primeira fase do novo Centro Hípico esteja concluída", garantiu Henrique Pereira.
O Centro Hípico, que vai ser construído num terreno com 10 mil metros quadrados cujos direitos de superfície foram cedidos pela Câmara de Viana do Castelo à ACATE, terá as medidas e as condições necessárias para acolher provas do campeonato nacional de corrida e de obstáculos.