Foto: Todd Diemer na Unsplash
Portugal começa também a sentir os efeitos da depressão que está a atingir Espanha. Cinco distritos estão sob aviso amarelo. São os de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Santarém. O mesmo acontece no arquipélago da Madeira.
A estrutura alerta para a possibilidade de "ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento", além da "ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".
A "instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo", é outro dos cenários traçados pela Proteção Civil.
A ANEPC refere ainda os riscos de "contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais" e de "arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública".